2 de maio de 2011

Olimpíada Brasileira de Física nas Escolas Públicas premia alunos em São Paulo

Na tarde do último dia 30, sábado, foi realizada a Premiação da Olimpíada Brasileira de Física nas Escolas Públicas do ano de 2010. O evento foi realizado no Auditório Abrahão de Moraes, no Instituto de Física da USP em São Paulo e congregou quase 300 pessoas, dentre alunos, familiares e professores.

Também esteve presente, na formação da mesa da cerimônia, o Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, diretor do Instituto de Física de São Carlos, ao lado do Prof. Dr. Jose David M. Viana (Presidente da comissão de organização da OBFEP), do Prof. Dr. Carlito Lariucci (Coordenador da OBFEP – Goiás), da Prof. Dra. Maria das Graças R. Martins (Coordenadora da OBFEP – Bahia) e do Prof. Dr. Miguel Arcanjo Costa (Coordenador OBFEP – Piauí). Cada representante preparou uma fala de cerca de dez minutos para homenagear os alunos premiados de seu Estado e para destacar a importância deste tipo de competição enquanto uma forma de atividade de extensão que motive estudantes de todos os níveis a procurar carreiras que envolvam as Ciências Exatas.

A Competição

A Olimpíada Brasileira de Física nas Escolas Públicas é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física que procura divulgar a ciência para todos os setores da sociedade contemporânea, em constante contato com termos e temas científicos e avanços tecnológicos. A competição é uma forma de conscientizar os estudantes da importância da ciência em nosso cotidiano e de incentivar seu estudo mais profundo. Além disso, a OBFEP é uma maneira bastante eficaz de diagnosticar o ensino brasileiro, por parte da comissão organizadora, que é envolvida efetivamente em projetos educativos, e por parte dos próprios estudantes e professores que podem realizar uma autoavaliação de suas aptidões. Desta forma, a competição funciona como uma forma de valorização das escolas públicas do Brasil, visando grandes melhorias no sistema de ensino e no interesse pelas ciências, e oferecendo novas oportunidades a alunos que se revelam grandes talentos na área de Física, que não são poucos.

Premiação

A premiação dos alunos participantes desta edição da OBFEP teve início por volta das 16h. Foram premiados alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio dos Estados de São Paulo, Bahia, Piauí e Goiás. Somente no 3º ano do Ensino Médio, 59 alunos receberam a medalha de bronze, enquanto 52 receberam a medalha de prata e 36 foram agraciados com a disputada medalha de ouro.

No total, quase 650 alunos foram premiados, sendo que foram distribuídas cerca de 270 medalhas de bronze, 220 medalhas de prata e 160 medalhas de ouro.

Para ver a lista completa dos premiados, acesse o site da OBFEP 2010.http://obfep.ifsc.usp.br/

Em breve, maiores informações sobre a OBFEP 2011, como o regulamento, tema, datas de inscrição e datas de prova, serão divulgadas em breve.

Data: 2 de maio