18 de agosto de 2015

Oficina Básica de Composição Fotográfica

Na tarde de 13 de agosto, vários docentes e funcionários do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) participaram da Oficina Básica de Composição Fotográfica, um mini curso que foi apresentado pelo servidor Edison Santiago de Almeida (IFSC/USP), vencedor do prêmio IFSC com Arte, edição de 2013.

Os participantes da oficina aprenderam as noções básicas de operação – abertura do diafragma, velocidade do obturador, ISO, balanço de branco, etc. – e composição fotográfica, como, por exemplo, regra dos terços, enquadramento de imagem, planos horizontais e verticais, bem como outras técnicas.

Edison_350Além de conceitos teóricos, a prática também esteve presente na apresentação de Santiago, onde os participantes treinaram diversas situações e pormenores. A perspectiva era que eles aplicassem as regras abordadas durante a teoria, porque, quando as pessoas aprendem as regras de composição, sabem por onde começar uma foto, disse Edison Santiago, que desenvolveu esse mini curso, com base em outras oficinas já ministradas por ele. A minha maior satisfação foi ver as pessoas aplicando e tendo diferenças positivas no modo de fotografar e de perceber o mundo. Como eu próprio vejo fotografia em tudo o que me rodeia, então acho legal quando as pessoas observam isso também.

Publico2-OficinaEdison-500

Edison Santiago e os participantes da Oficina