4 de dezembro de 2011

Observatório é batizado com nome do Prof. Dietrich Schiel

Coincidindo com as comemorações do DIA DO ASTRÔNOMO (02 de dezembro), o CDA – Centro de Divulgação da Astronomia, estrutura pertencente ao CDCC – Centro de Divulgação Científica e Cultural, USP – São Carlos, comemorou também a passagem dos seus 25 anos de existência, através de uma programação que decorreu ao longo dos dias 02 e 03 de dezembro, no Campus de São Carlos – USP.

SCHIEL500a

A efeméride começou por volta das 20 horas do dia 02, com o descerramento da placa que, a partir desse momento, deu o nome do Prof. Dietrich Schiel ao Observatório, uma homenagem ao homem que, com todo seu entusiasmo e paixão, foi o responsável pela construção da mais importante infraestrutura científica construída em São Carlos e região dedicada à Astronomia e que, ao longo de seus vinte e cinco anos de existência, tem atraído largos milhares de visitantes. O restante período noturno foi passado de forma bastante agradável, com a presença de muitos visitantes que não quiseram perder a observação celeste, numa noite que, embora com vento, apresentou um céu completamente limpo, o que facilitou as observações. Por sorte, muitos conseguiram enxergar, por algum tempo, a passagem da Estação Espacial Internacional, brilhante e imponente. Os momentos vividos tornaram-se ainda mais especiais, graças à participação do violonista Luciano Censoni que, em recital ao ar livre, interpretou obras de Andy Mckee, Villa-Lobbos e Carlo Domeniconi.

VALTER500a

O dia 03 de dezembro foi também muito especial, com a realização, a partir das 11 horas, de um encontro que reuniu grande parte dos cerca de 125 monitores que prestaram serviço no Observatório, ao longo de vinte e cinco anos. Foi o reencontro de velhos amigos e de antigos colegas, com histórias e recordações cruzando todos os espaços internos e externos do Observatório Prof. Dietrich Schiel. Para o Prof. Valter Luiz Libero, docente do IFSC e responsável pelo CDA, além de tudo, o que mais lhe tocou foi a emoção de rever as pessoas que foram as responsáveis pelo crescimento e sucesso do Observatório ao longo de 25 anos ininterruptos de funcionamento. Essas pessoas constituem os pilares de tudo o que foi projetado e construído ao longo destes anos.

ENCONTRO500

Quanto ao tributo feito ao Prof. Schiel, Valter Libero referiu que foi uma forma singela de agradecermos todo o trabalho que ele desenvolveu no CDCC, bem como na criação do Observatório, que é algo que se encontra enraizado no sistema educacional da cidade de São Carlos: tudo graças a esse maravilhoso homem.

GRUPO500

Como curiosidade, referimos que só no decurso deste ano visitaram o Observatório cerca de 5 mil pessoas, principalmente professores e alunos do ensino básico e médio, não só de São Carlos como de muitas outras cidades, em ambos os períodos – diurno e noturno.