2 de dezembro de 2014

O sucesso dos cursos online (MOOC) de física do IFSC-USP

Tem registrado um grande sucesso os cursos online abertos de física do IFSC-USP – usualmente conhecidos por MOOC – do inglês Massive Open Online Course -, nomeadamente nas áreas de Eletromagnetismo e Física Básica, sob a responsabilidade do docente e pesquisador de nosso Instituto, Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, que salienta o fato desse cursos abertos constituírem uma forma de disseminar a qualidade USP em todos os níveis: Mesmo aqueles que não são alunos da Universidade, podem usufruir destes cursos, afinal somos pagos por todos – alunos e não alunos da USP.

Através dos resultados apresentados pelos relatórios de acesso e participação nos referidos cursos (que abaixo se disponibilizam), é fácil observar que eles atingem milhares de pessoas, de diversas classes – alunos, ex-alunos e mesmo os pré-universitários, o que demonstra que esses cursos não mais estão restritos aqueles que frequentam as salas de aulas, extrapolando, assim, esse conceito. Se temos a missão de educar mais, sem gastar mais, os cursos abertos e à distância certamente são uma forma de atingir essas metas e eles são um tipo de vitrine para aqueles que querem ser alunos oficiais de nossa Universidade, salienta Bagnato, que acrescenta: A USP, de um modo geral, está atrasada no uso das disciplinas semi ou não presenciais em seu elenco. Temos que entender que as aulas tradicionais nem sempre são as mais eficientes nos dias atuais, sendo que uma combinação inteligente de aulas, com desafios, trabalhos em grupo e aulas tradicionais podem ser a melhor opção. O importante é sempre manter a qualidade e o aluno motivado em tudo, conclui o docente.

Confira, clicando nas imagens abaixo, os resultados dos relatórios referentes às participações nos Cursos de Eletromagnetismo e Física Básica, do IFSC-USP.

MOOC_Relatrio_Fsica_Bsica_Outubro1

MOOC_Relatrio_Eletromagnetismo_Outubro1