14 de agosto de 2014

O sucesso do stand do IFSC

Entre os dias 7 e 9 de agosto, o Parque de Ciência e Tecnologia da USP (São Paulo-SP) foi o palco da 8ª edição da Feira de Profissões (FEPUSP), evento que trouxe ao local 58 mil pessoas, entre alunos e professores de escolas públicas e privadas, principalmente do ensino médio.

Como nos anos anteriores, uma expressiva quantidade de stands foi montada para que os 249 cursos de graduação oferecidos pela Universidade pudessem ser exibidos aos visitantes do evento.

Como de costume, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) marcou presença através de sua equipe de servidores e docentes que, durante os três dias da feira, distribuíram panfletos e cartões de visita sobre o Instituto, fizeram experimentos e realizaram palestras e bate-papos com diversos alunos. “Mesmo sem muitos atrativos experimentais, como em muitos outros stands da Feira, tivemos um grande número de visitantes. Quem passou por ali queria, de fato, saber o que é a carreira de um físico, as possibilidades no mercado de trabalho, a diferença entre cursos mais aplicados e a física etc.”, conta o educador do IFSC/USP, Herbert Alexandre João.

Herbert foi uma das 28 pessoas que integrou a equipe do IFSC presente na FEPUSP. Além dele, também marcaram presença o diretor do IFSC, Tito José Bonagamba, o docente e presidente da Comissão de Cultura e Extensão do IFSC, Valtencir Zucolotto, os docentes João Renato Carvalho Muniz, Tereza Cristina da Rocha Mendes, Ana Paula Ulian de Araújo, Lino Mosoguti e Gonzalo Travieso, o funcionário Cláudio Boense Bretas e mais de 20 alunos de graduação e pós-graduação, que também protagonizaram a realização de experimentos e bate-papo com os visitantes. “O Parque Tecnológico foi um local muito agradável para realização da Feira que, no geral, foi um sucesso. Inclusive, no último dia, um sábado, muitos pais estiveram presentes”, relembra Bretas.

Herbert conta que uma das preocupações foi levar profissionais do próprio Instituto representando categorias diferentes, ou seja, membros do IFSC Jr. marcaram presença, além de alunos da pós, representando linhas de pesquisa distintas. “A professora Cristina Kurachi nos emprestou um protótipo do CEPOF* para demonstrar uma das pesquisas aplicadas do IFSC”.

Uma importante ação já realizada na edição anterior da Feira pela equipe do IFSC foi o cadastro de alunos que têm interesse em visitar o Instituto e receber informações mais detalhadas sobre os cursos oferecidos. Neste ano, 140 alunos deixaram seus dados. “Como tivemos a visita de muitos professores do ensino médio em nosso stand, aproveitamos para falar, também, sobre o 1Dia , que despertou não somente o interesse desses professores, mas inclusive do reitor da USP, Marco Antonio Zago, que passou por nosso stand na companhia do pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, e demonstrou grande interesse em expandir o programa para outras Unidades da USP”, conta Herbert.

Confira, abaixo, algumas imagens** da FEPUSP 2014:

FEPUSP_2014-1

FEPUSP_2014-2