29 de maio de 2012

O Renascimento do Bioetanol Brasileiro: Os Fundadores do Proálcool

O PROÁLCOOL é reconhecido mundialmente como o programa de maior sucesso na inserção de fontes renováveis na matriz de combustíveis. O uso de álcool motor, no Brasil, teve início na década de 20 e tornou-se obrigatório a partir dos anos 30.

A experiência foi importante como plataforma para a construção do PROÁLCOOL, contudo, o sucesso do programa foi fruto de uma ação coordenada entre Governo, Centros de Pesquisa e as indústrias sucroalcooleira e automobilística.

Por forma a reconstruir, na perspectiva de personalidades diretamente envolvidas nestes setores, todos os processos de planejamento, implantação e construção do referido programa, revelando e registrando a experiência, suas tentativas, erros e acertos, realiza-se no próximo dia 4 de junho, entre as 09h30m e as 17h30m, no Auditório Prof. Oswaldo Fadigas Fontes Torres (CCE/USP)* Instituto de Eletrotécnica e Energia, o seminário subordinado ao tema O Renascimento do Bioetanol Brasileiro: Os Fundadores do Proálcool.

Estão já confirmadas as presenças das seguintes personalidades:

Paulo Egydio Martins, ex-Ministro da Indústria e Comércio (1966-1967), e ex-Governador do Estado de São Paulo (1975-1979);

Jorge Wilheim, ex-Secretário de Economia e Planejamento do Estado São Paulo (1975-1976);

Wolfgang Sauer, ex-presidente da Volkswagen do Brasil;

Georg Pischinger, desenvolvedor do motor a álcool VW e periféricos;

Francisco Nigro, ex-membro da equipe do IPT/SP, que participou do desenvolvimento da motorização a álcool;

Cícero Junqueira Franco e Maurílio Biagi Junior, ambos usineiros, com participações no núcleo empresarial organizador da implementação da produção de etanol;

A programação deste evento está organizada da seguinte forma:

09h00 – Credenciamento;

09h30 – Abertura dos Trabalhos;

10h00-12h00 – Depoimentos de Paulo Egydio Martins, Jorge Wilheim, Wolfgang Sauer e Georg Pischinger;

12h00-12h30 – Perguntas;

12h30-14h30 – Intervalo para almoço;

14h30- 16h00 – Depoimentos de Cícero Junqueira Franco, Francisco Nigro e Maurílio Biagi Filho;

16h00 – Debates;

17h00 – Agradecimentos e Encerramento;

Este evento terá entrada gratuita e as inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo email comunicacao@iee.usp.br

*O Auditório Prof. Oswaldo Fadigas Fontes Torres (CCE/USP) está localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, número 71, Cidade Universitária,São Paulo.