Notícias

24 de maio de 2013

O Reator Multipropósito Brasileiro

Decorreu no dia 24 de maio, no IFSC, mais uma edição do programa “Colloquim diei”, desta vez com a participação do Prof. José Augusto Perrotta, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN/RJ), que apresentou o Projeto RMB, tendo descrito suas principais características técnicas e organizativas e o estágio atual de organização.

coloquio-24maio2013O projeto RMB – Reator Multipropósito Brasileiro foi estabelecido como meta do PACTI/MCT – Plano de Ação em Ciência Tecnologia e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia – estando alinhado com as políticas estratégicas do governo no que concerne ao PNB – Programa Nuclear Brasileiro.

O RMB produzirá radioisótopos para aplicação nas áreas da saúde e indústria, realizará testes de combustíveis nucleares e materiais estruturais para reatores nucleares de centrais nucleares e para os projetos estratégicos do país, proverá feixe de nêutrons para estudos científicos e tecnológicos, formando e treinando, em simultâneo, recursos humanos para atender às necessidades do PNB.

O Empreendimento RMB consiste em conceber, projetar, construir, licenciar e comissionar um reator nuclear de pesquisa com as respectivas instalações associadas a cada uma de suas aplicações.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..