6 de agosto de 2014

O que esperar?

Como já é costume no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) desde 2010, no segundo semestre será realizada a Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos (SIFSC). Organizada por alunos de graduação e pós-graduação do Instituto, a SIFSC oferece aos participantes palestras, mini cursos, workshop e apresentação de projetos de pesquisa, além de apresentações culturais.

SIFSC_2014-1A comissão organizadora do evento é formada por 22 estudantes do IFSC, mesclando graduandos e pós-graduandos, como já citado anteriormente. Diante disso, a programação do evento atende o mesmo público e foi pensada de maneira dinâmica e de interesse dos alunos. “As palestras e mini cursos tem como foco os alunos de graduação, enquanto a apresentação e avaliação de pôsteres é mais direcionada aos alunos de pós. Mas, obviamente, todos podem participar de tudo e será proveitoso de qualquer maneira”, afirma o membro da comissão organizadora da SIFSC, Edmilson Roque dos Santos.

No que se refere aos convidados do evento, Edmilson conta que pesquisadores de diversas universidades brasileiras estarão presentes e destaca a participação dos docentes Nivaldo Agostinho Lemos (Universidade Federal Fluminense (UFF)) e Paulo Eduardo Artaxo Neto (IF/USP). Já os mini cursos, seis no total, terão temáticas variadas dentro da área de física, entre elas cosmologia, programação de jogos e biologia sintética.

Embora mantenha praticamente o mesmo formato dos anos anteriores, a SIFSC 2014 apresenta algumas novidades como sessões de comunicação oral mais curtas. O evento também será mais enxuto: quatro dias em vez de cinco, como havia sido nas edições anteriores.

Por que participar?

É indiscutível a importância do conhecimento teórico e até mesmo prático passado durante os cursos de graduação e pós-graduação. Porém, ao participar da SIFSC, os estudantes, tanto de física como de outros cursos de exatas, têm a oportunidade de aprender algumas coisas que não são vistas em sala de aula. “Na SIFSC, durante a apresentação de pôsteres ou nas sessões de comunicação oral, o estudante tem a chance de conhecer diversas áreas de pesquisa sobre as quais não tinha conhecimento e, de repente, definir um novo rumo acadêmico para si”, exemplifica Edmilson.

A Semana Integrada também coloca em contato estudantes e pesquisadores que optaram por não seguir a carreira acadêmica e “mergulhar” no mundo empresarial. “Dessa maneira, os participantes que não se identificam com a área de pesquisa podem ter conhecimento sobre outras opções disponíveis em nossa área”, explica Edmilson.

Mas, não só de exatas vive a SIFSC. Além de uma exposição musical e de teatro, durante o Show de Talentos, os participantes podem fazer apresentações diversas e mostrar aos colegas seus dons artísticos.

Diante do exposto, a SIFSC transforma-se numa oportunidade perfeita para o enriquecimento da bagagem acadêmica e pessoal. E os participantes ainda têm mais uma “mordomia”: não pagar nada para participar do evento.

Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos

Inscrições: 28 de julho a 17 de agosto