13 de setembro de 2012

O que é a massa? E o bóson de Higgs?

Realiza-se no dia 18 de setembro, pelas 19 horas, no Auditório Prof. Sergio Mascarenhas (IFSC), mais uma edição do programa Ciência às 19 Horas, tendo como palestrante convidado o Prof. Dr. Carlos Garcia Canal, docente do Departamento de Física da Universidad Nacional de La Plata – Argentina.

Subordinada ao tema O que é a massa? E o bóson de Higgs, a palestra que será apresentada pelo Prof. Canal fará um breve relato das origens de massa e inércia, e, através da evolução de conceitos sobre a constituição da matéria, será apresentada a argumentação que a massa dos corpos macroscópicos se deve à massa e interações de seus constituintes, ou seja, os átomos, núcleos atômicos e partículas elementares, como quarks e elétrons.

Finalmente, o palestrante lançará a discussão sobre o problema da origem da massa no contexto das teorias atuais, que descrevem as interações (forças) entre corpos, como um processo de troca de partículas ditas intermediárias. Por um lado, tais teorias baseiam-se em princípios de simetria que exigem que as partículas intermediárias tenham massa nula. Por outro lado, estas mesmas teorias dizem que o alcance da força é tanto menor quanto maior for a massa daquelas partículas.

A descrição das forças nucleares, que se sabe ser de curto alcance, exige a ruptura das simetrias sobre as quais as teorias são baseadas. O conflito é resolvido, magistralmente, pelo chamado mecanismo de Higgs, que implica a existência do famoso bóson de Higgs e que talvez tenha sido descoberto, recentemente, no acelerador de partículas LHC do laboratório CERN, em Genebra, Suíça.

Este evento tem entrada franca.