18 de agosto de 2023

O Próton: um velho conhecido cheio de mistérios

“O Próton: um velho conhecido cheio de mistérios” foi o título de mais um colóquio promovido pelo IFSC/USP, este realizado no dia 17 de agosto, tendo como palestrante o Prof. Victor Paulo Barros Gonçalves (UFPel).

Tendo como base que o próton foi descoberto no início do século XX por E. Rutherford e sua subestrutura observada pela primeira vez em 1968 no SLAC National Accelerator/EUA, o palestrante começou por enfatizar o fato de, embora a descrição do próton em termos de três quarks seja amplamente apresentada nos livros de ensino médio e universitário, tal representação simplificada não permite descrever, por exemplo, o seu spin, a sua massa e o seu tamanho.

Neste colóquio, o Prof. Victor Gonçalves lançou a discussão sobre a atual compreensão da estrutura do próton, suas limitações e os desafios para as próximas décadas.

No final, o palestrante fez uma breve introdução aos futuros aceleradores elétron – próton.

(Rui Sintra – jornalista)