23 de maio de 2013

O paradoxo da “carga-ímã”: rodar, ou não?

O Prof. Daniel Vanzella, docente do IFSC, foi o palestrante convidado de mais uma sessão do “Journal Club”, realizada no dia 22 de maio, no período da manhã.

Neste seminário, a ênfase foi para a publicação em PRL da afirmação (de certa forma embaraçosa) de que a força de Lorentz seria incompatível com a relatividade especial (1), mostra que a deficiência no ensino da relatividade não é um fenômenoIMG_0737 local.

De fato, também foram expostas as dificuldades de comunicação entre os relativistas, que sempre pensam em termos covariantes, e o restante da comunidade física, cuja intuição mecânica é totalmente baseada em conceitos newtonianos, como 3-força , 3 momentum, centro de massa, etc.

Neste seminário, Vanzella promoveu a discussão do paradoxo da “carga-ímã”, proposto na Ref. (1) (e de uma analogia de mecânica mais simples) – o que supostamente provoca a alegada incompatibilidade – e apresentar a sua resolução (2).

(1) M. Mansuripur, PRL 108, 193,901 (2012);

(2) DV, PRL 110, 089.401 (2013) (arXiv: 1205,1502)