21 de junho de 2013

O papel das oscilações gama na organização perceptual

Subordinado ao tema O papel das oscilações gama na organização perceptual, decorreu no IFSC, no dia 21 de junho, a última edição, deste semestre, do programa Colloquium diei, com o Prof. Sérgio Neuenschwander, docente e pesquisador do do Instituto do Cérebro, da UFRN – Universidade Federal do Rio IMG_0941Grande do Norte.

Um conceito emergente na área da Neurociência é o fato das assembleias neuronais constituírem unidades funcionais que permitem importantes operações de agrupamento, no sentido da percepção e coordenação motora-sensorial.

O palestrante lançou uma discussão crítica sobre a forma como as oscilações gama, na atividade neuronal, podem servir como um mecanismo de ligação nos processos cognitivos, com ênfase para as denominadas ligações visuais.

A palestra de Sérgio começou por examinar as propriedades do campo receptivo das células individuais, seguida por uma abordagem sobre como a conectividade impõe restrições na formação de mapas corticais dinâmicos.

Houve tempo, ainda, para dissertar sobre o papel da sincronização neuronal e coerência de fase na atenção visual e expectativa.