17 de junho de 2013

O Lado Extremo do Universo em Raios Gama

“O Lado extremo do Universo em Raios Gama”, foi o título da palestra apresentada por Rodrigo Nemmen, da NASA, no decurso de mais uma edição do programa “Café com Física”, que se realizou no período da tarde do dia 17 de junho.

NEMMEN300O palestrante mostrou como o Universo é palco de fenômenos violentos e exóticos: explosões colossais que marcam o nascimento de buracos negros, estrelas de nêutrons girando a velocidades estonteantes, incontáveis buracos negros supermassivos.

Muitos destes objetos astrofísicos geram quantidades imensas de energia, atuando como os mais poderosos aceleradores de partículas e produzindo raios gama.

Em sua apresentação, Nemmen descreveu como observações em raios gama, com instrumentos tais como o Fermi LAT – que utiliza técnicas da física de partículas – têm ajudado a desvendar alguns dos mistérios existentes do lado extremo do Universo.

Em particular, o palestrante discutiu novos avanços que estão sendo feitos na direção de uma compreensão unificada da atividade dos buracos negros, graças a observações do Fermi LAT e do Telescópio Swift.