18 de janeiro de 2011

O lado artístico na pesquisa

O docente chileno, José Pedro Donoso Gonzalez, formado e pós-graduado em física, realiza pesquisas no grupo de Ressonância Magnética, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), onde também é professor associado.

No entanto, além da pesquisa, o professor exercita seu lado artístico, participando da Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), fundada em 1983, e da Camerata de Cordas “Vivace”, extensão da Orquestra, fundada em 2005, nas quais toca violoncelo. “Na Universidade do Chile, os professores sempre procuram pesquisar e exercitar seu lado cultural. Esse meio cultural é muito importante e as duas coisas, pesquisa e cultura, devem andar de mãos dadas”.

Enquanto fazia seu pós-doutorado na Universidade de Campinas (Unicamp), simultaneamente tocava flauta doce, em um conjunto que tinha um repertório de músicas barroca e renascentista. Quando mudou-se para São Carlos e suas filhas passaram a fazer parte da Orquestra Experimental da UFSCar, Donoso fez o mesmo, dessa vez estudando violino e, posteriormente, violoncelo.

Atualmente, a Orquestra faz apresentações em diversos locais e eventos universitários, principalmente. Apresentações na USP-São Carlos e UFSCar já são rotina. No entanto, Analândia, Jales, Leme, Barretos, Osasco, Descalvado, Itirapina, Itapetininga, Mococa e Araraquara já puderam prestigiar as apresentações da orquestra, formada em média por 70 pessoas e com um repertório voltado à música popular. A Camerata, com menos músicos, em média 20, reuniu todos os instrumentistas de corda da Orquestra, com um repertório voltado para composições clássicas, como Mozart e Beethoven. “É uma oportunidade para estudantes assistirem apresentações de músicas clássicas, ao vivo, e também exercitarem seu lado artístico”, diz Donoso.

A participação na Orquestra é aberta a toda comunidade são-carlense. O único requisito para fazer parte dela é tocar algum instrumento. Os ensaios são realizados uma vez por semana, em uma sala exclusiva para a orquestra, na UFSCar. “Temos uma variedade enorme de instrumentos. Todos os tipos de metais, instrumentos de corda, percussão”, conta Donoso.

Sobre a importância de fazer parte de uma iniciativa como essa, o professor afirma: “É muito importante que todos exercitem esse lado artístico, que não fiquem alienados, somente fazendo pesquisas”, conclui.

Os interessados em fazer parte da Orquestra, podem procurar pelo professor, através do telefone             (16)3373-9864       ou enviar e-mail paradonoso@ifsc.usp.br

Algumas apresentações já realizadas pela Camerata, no campus da USP/São Carlos

-16 de maio de 2006: homenagem a Profa. Yvonne Mascarenhas
por ocasião do recebimento do titulo “Professora Catedrática”;

-7 de julho de 2006: homenagem ao Prof. H. Panepucci,
apresentação realizada no hall do Laboratorio de Ensino;

-28 fevereiro de 2007: Semana de recepção dos calouros. Apresentação realizada no Departamento de Arquitetura;

-8 de março de 2007: Seminario “Perspectivas da Ciência, Inovação e
Tecnologia em Saúde”. Apresentação na abertura da mostra no salão de
eventos – CEFER, com a presença do reitor da UFSCar e a reitora da USP;

-1 de agosto 2008:apresentação realizada no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, por ocasião do workshop “Teoria quântica de campos, mecânica estatística e neurociência”, em homenagem aos 70 anos de ROLAND KÖBERLE;

-14 de dezembro 2010, apresentação realizada na Sala Primavera da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), por ocasião do Simpósio de Educação Ambiental, Sala Primavera, EESC – USP.

Tatiana G. Zanon/ Assessoria de Comunicação

Data: 18 de janeiro