22 de julho de 2012

O início de mais uma edição

Na tarde de 15 de julho teve início a 3ª edição da Escola de Física Contemporânea do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

EFC-logoA recepção, como de costume, foi feita no Espaço de Convivência “Prof. Horácio Panepucci”, no prédio dos Laboratórios de Ensino de Física (LEF), tendo reunido os 30 participantes da edição deste ano, além dos pais e encarregados de educação – que tiveram uma programação exclusiva durante o primeiro dia da Escola.

Primeiramente, o docente do IFSC, Eduardo Ribeiro de Azevêdo, um dos responsáveis pela organização da EFC (junto ao docente José Fabian Schneider), fez uma breve apresentação da Escola, contando um pouco da história, da programação, regras e outros detalhes importantes. Fez questão de falar sobre a excelência dos estudantes que participaram das anteriores edições da Escola e destacou a principal filosofia do evento: imersão total na física durante os seis dias de duração da EFC.

Depois das devidas apresentações, enquanto os alunos assistiam à primeira palestra da EFC, O laser e suas aplicações, ministrada pelo docente do IFSC, Cléber Renato Mendonça, os pais dos alunos participaram de um bate-papo com o docente e diretor do IFSC, Prof. Antonio Carlos Hernandes, que falou sobre os cursos da USP, como um todo, mais especificamente do campus de São Carlos, até chegar aos cursos de graduação oferecidos pelo IFSC.

Depois do bate-papo, os pais tiveram oportunidade de conhecer algumas dependências do IFSC. Primeiro, passaram pela Oficina de Óptica, depois pela Oficina Mecânica e, finalmente, pela biblioteca do Instituto. Entusiasmados, os pais fizeram diversas perguntas e surpreenderam-se com a organização e infraestrutura do Instituto. Em cada um dos locais pelos quais passaram, o professor Hernandes os acompanhou e explicou, com detalhes, com o auxílio de funcionários e alunos de pós-graduação de cada um desses setores, todo funcionamento das oficinas e biblioteca.

Finalmente, às 16 horas, pais e alunos voltaram a se encontrar no coffee break organizado também no LEF, onde os encarregados de educação se despediram dos filhos.

Sem os pais

Durante os seis dias de duração da EFC, os participantes, alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio de escolas públicas e particulares do país (a maioria do estado de São Paulo), terão oportunidade de, como descrito por Eduardo, imergir completamente no mundo da física.

Palestras com temáticas contemporâneas, aulas experimentais, montagem e apresentação de seminários são algumas das atividades que os alunos desenvolvem entre as 8 e as 20h30.

Durante as 24 horas do dia, os participantes são acompanhados por monitores, alunos de pós-graduação do IFSC, escolhidos pelos docentes, com a tarefa de dar suporte total e integral aos estudantes.

Em 21 de julho, data de encerramento da Escola, os participantes apresentarão seminários a alguns docentes do IFSC, finalizando a EFC com chave de ouro.

Confira, abaixo, algumas fotos do primeiro dia do evento:

EFC-_boas-vindas

EFC-monitores

EFC-_Oficina_de_optica

EFC-_oficina_mecanica

EFC-biblioteca

Para saber mais sobre o evento, acesse seu site oficial.