Notícias

8 de agosto de 2014

O IFSC revitalizado

A grande quantidade de árvores, flores e outras plantas que colorem as fachadas e corredores externos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) atualmente nem sempre fizeram parte da paisagem. O projeto de revitalização do IFSC teve início há cerca de quatro anos por iniciativa do diretor da época, Antonio Carlos Hernandes, e da servidora da Seção de Infraestrutura do IFSC, Maria Eliza Tessarin Gatti, com a colaboração do jardineiro Aparecido Buzinaro.

Revitalizacao-_9De lá pra cá, a paisagem é outra. A primeira delas a ter sido alterada foi a da praça que fica na entrada do Prédio dos Departamentos do Instituto. Um novo gramado, além de palmeiras, Strelitzias, vedélias, clorofitos etc. foram plantados na praça. Bancos e mesas de cimento e o relógio de Sol também foram instalados no mesmo local.

A partir daí, projetos paralelos de revitalização foram sendo concretizados: replantio de grama na fachada dos três prédios (Administração, Departamentos e Ensino), inserção de plantas ao redor das árvores, para sua conservação, e reforma dos jardins do Prédio da Administração e do jardim externo que fica ao lado do pátio “Professor Horácio Panepucci”. “Antes da execução desses projetos, a paisagem natural do Instituto aparecia de maneira bem tímida”, relembra Eliza.

Outro ponto fundamental na revitalização foi o cuidado com a paisagem natural interna, que não ficou fora do foco: a grande maioria dos vasos localizados no interior das áreas comuns (hall e saguões) também recebeu os devidos cuidados para sua conservação.

Agora, embora o Instituto esteja sob nova direção, do professor Tito José Bonagamba, o projeto de revitalização terá continuidade, tanto nos prédios do IFSC na área I, como na área II. “No campus II, ainda estamos no aguardo da cobertura de um dos prédios para dar início a um novo plano de revitalização”, conta Eliza.

A servidora, que, inclusive, é membro da Brigada de Arboristas do campus, faz uma ressalva: a conservação e manutenção da paisagem são essenciais. Já sobre a importância dos projetos de revitalização, tanto os em andamento como os já concluídos, ela afirma que todos os prédios do IFSC, principalmente suas fachadas, funcionam como um cartão-postal, e a paisagem natural valoriza as entradas e contornos de forma extremamente positiva. “As flores é a poesia em cor”, finaliza Eliza.

Confira, abaixo, algumas imagens:

Revitalizacao-1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Revitalizacao-5

 

 

 

 

 

 

 

Revitalizacao-6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Revitalizacao-2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Revitalizacao-3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Revitalizacao-4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Revitalizacao-10

 

Revitalizacao-7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Revitalizacao-8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..