Notícias

13 de agosto de 2013

O IFSC nas nuvens

Desde sexta-feira, 9 de agosto, as contas de e-mail de funcionários, docentes e alunos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) já estão “nas nuvens”. Isso significa que, a partir dessa data, mais de mil contas de e-mail do IFSC tiveram seus dados transferidos e centralizados em um único local lógico que possibilitará uma experiência de maior compartilhamento e colaboração entre toda comunidade da Universidade de São Paulo (USP).

CloudIsso porque na USP, há algum tempo, implantou-se o sistema Cloud USP , que permitirá que os usuários acessem e-mails, documentos e sistemas intranet da USP de qualquer dispositivo conectado à internet- incluindo smartphones e tablets– em qualquer lugar do mundo. “Se você estiver em casa, você logará em sua conta através da nuvem da USP e poderá acessar os mesmos recursos que acessa no trabalho”, explica o chefe da Seção Técnica de Informática (ScInfor) do IFSC, Aparecido Luciano Joioso.

Num primeiro momento, apenas as contas de e-mail da USP migraram para o novo sistema de nuvens. Anteriormente, cada Unidade da USP possuía seu servidor de e-mails, com uma administração e manutenção independentes, o que, em algumas situações, trazia problemas de incompatibilidade como, por exemplo, o servidor de uma Unidade não reconhecer e-mails de outra e considerá-los spam. “A partir de agora, com tudo na nuvem, a estrutura para todas as Unidades é a mesma e todos os e-mails e serviços oferecidos poderão ser acessados de forma colaborativa”, explica Luciano.

Além de um novo layout, o webmail da USP oferecerá outros serviços, até então inexistentes no modelo anterior, como agenda eletrônica, calendário, compartilhamento de arquivos, transferência de e-mails durante períodos de ausência em serviço e tarefas, tudo isso gerido por uma única equipe. “Mesmo com a existência da central coordenada pela USP São Paulo, as Unidades terão administrações individuais para cada Unidade. No entanto, o hardware no qual todas essas estruturas estão sendo abrigadas serão geridos pelo Centro de Informática de São Paulo e Centro de Informática de outros campi, como CIRP, CISC, CCE etc.”, explica a analista de sistemas do IFSC, Flávia Oliveira Lisboa.

Outro ponto importante a destacar é que equipes específicas do campus de São Paulo trabalharão 24 horas por dia durante sete dias por semana (incluindo feriados) para resolver eventuais problemas ocorridos no sistema da Cloud USP. E, no que diz respeito à privacidade do usuário, esta permanecerá segura: as contas de e-mails continuarão só podendo ser acessadas mediante nome do usuário e senha (que não será alterada), particulares e únicos para cada um.

Durante a migração, os usuários não devem ter nenhum problema. Estes continuarão acessando seus e-mails normalmente, só que numa plataforma diferente. Para os usuários de programas como Mozilla Thunderbird, Outlook etc. uma nova configuração deverá ser feita. O ScInfor já disponibilizou um tutorial que pode ser acessado no site da seção, no link “Novo e-mail”, com um passo a passo para realização desse procedimento. “Esse será o único incômodo para alguns usuários e, caso haja dificuldades, basta que entrem em contato conosco e ajudaremos”, frisa Luciano. “No entanto, para quem utiliza apenas o webmail, não haverá nenhum procedimento a ser feito e a única mudança visível será da interface do e-mail”.

Para saber mais sobre a migração de e-mails das Unidades USP, acessar o tutorial de configuração e tirar outras dúvidas, acesse o site da Seção Técnica de Informática do IFSC através do endereço http://www.ifsc.usp.br/scinfor/ ou envie e-mail para scinfor@ifsc.usp.br

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..