10 de agosto de 2012

O IFSC nas feiras de profissões

Não tão antigas quanto os testes vocacionais, mas muito úteis para auxiliar na escolha da carreira de estudantes do ensino médio, as feiras de profissões promovidas por Universidades têm ganhado cada vez mais destaque.

Nos últimos meses, o estado de São Paulo sediou três importantes feiras de profissões, já bem notórias e de grande procura: a Feira de Profissões da USP- campi do interior, em sua 11ª edição, a Feira de Profissões da USP- capital, em sua 6ª realização e a Feira de Profissões da Unesp, a mais antiga delas, já em sua 15ª edição.

Feira-1Em todas elas foi montado um stand do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) para, mais do que mostrar os cursos oferecidos pelo Instituto, esclarecer dúvidas variadas dos futuros ingressantes e, dessa maneira, conseguir atrair alunos mais interessados e, sobretudo, conscientes. “Incluímos novas ações este ano, como o cadastro de alunos, para montarmos um banco de dados e sabermos, em primeiro lugar, se aquele aluno que passou pelo stand participou de nosso processo seletivo; em segundo, convidá-lo a visitar o Instituto, através do projeto 1Dia“, explica o educador do IFSC, Herbert Alexandre João.

O sucesso do stand do IFSC- que marca presença há alguns anos nas referidas feiras de profissões- não se deve somente aos bonitos e esclarecedores banners que o compõe: alunos de pós-graduação, educadores, técnicos e, inclusive, docentes, revezam-se nos eventos para proferir palestras, realizar experimentos e bater papo com os interessados. “Não conseguimos contabilizar quantos alunos passaram pelo stand nas três feiras, mas uma coisa é fato: o nosso stand sempre acaba sendo o mais visitado, inclusive mais do que o da medicina ou engenharia, pois chama muito atenção”, diz Herbert, referindo-se aos experimentos feitos no próprio stand do Instituto.

Embora com o mesmo objetivo (trazer esclarecimento aos vestibulandos sobre carreiras), a principal diferença entre as três feiras citadas referiu-se à quantidade de visitantes e a algumas atividades específicas. No caso da Unesp, os estudantes puderam assistir a palestras, e em São Paulo havia locais reservados para “rodas de conversa” com docentes de cursos específicos. “A feira da Unesp tem um aspecto regional, ou seja, não participaram dela alunos de cidades muito distantes de Araraquara. Já a feira de Ribeirão Preto trouxe muitos visitantes de diversas cidades do interior paulista. No caso da feira da capital, houve uma parceria da USP com a Secretaria de Educação do estado, para aumentar o número de visitantes e o conhecimento sobre os cursos de graduação da USP e daquilo que a própria Universidade tem a oferecer. Mas, mesmo com visitantes do interior, a maioria dos estudantes que passou pela feira da capital era de São Paulo ou da grande São Paulo”, conta Herbert.

Feira-2No entanto, traçar o perfil dos alunos que passaram pelos stands do IFSC não é tarefa simples, mas alguns feedbacks são imediatos. “Uma pergunta muito comum dos estudantes foi o que o físico faz, além de dar aulas. Quando explicávamos que o físico também pode fazer pesquisa, coisa que os estudantes não sabiam, ouvimos a resposta ‘ah, então é isso que eu quero’. Tivemos muitos retornos imediatos, a partir do momento que esclarecemos dúvidas dos alunos”, relembra o educador.

Herbert afirma que a escolha da carreira de um estudante não pode pautar-se, somente, “em um único parágrafo”, referindo-se à pequena quantidade de informações disponibilizadas nos manuais de estudantes. Ele também acredita que, com mais informações em mãos, a consequência futura é a diminuição da evasão nos cursos de ensino superior. “Nas feiras, jamais tivemos intenção de fazer propaganda de nossos cursos, mas sim prestar esclarecimentos”.

E, depois de ter passado alguns dias fornecendo o máximo de informações possível a estudantes nas feiras de profissões das quais participou, o desejo de Herbert vai mais longe: “Minha esperança é que os alunos prestem nossos cursos e, uma vez aprovados, que os finalizem”.

Como as Feiras podem auxiliar os estudantes?

De acordo com o docente e coordenador da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do IFSC, Luiz Agostinho Ferreira, a escolha da carreira não é fácil, e a simples participação em uma feira de profissões não solucionará essa questão.

Contudo, ele ressalta a importância das feiras no fornecimento de informações aos estudantes. “Nas feiras, o estudante terá oportunidade de conversar com os professores, monitores, visitar stands e ver coisas novas”.

Feira-3Agostinho diz que a quantidade de informações conseguida dependerá do interesse do próprio aluno. “Ele não sanará todas as suas dúvidas, mas sairá da feira com muitas dicas de onde conseguir mais informações a respeito do curso, ou dos cursos de seu interesse”.

No caso do IFSC, o docente afirma que é muito importante que os monitores e docentes consigam passar aos visitantes do stand do que realmente se trata o curso de física. “A formação do físico é bem básica, mas isso dá uma versatilidade muito grande ao físico, permitindo que ele consiga se virar, mesmo em situações para as quais não foi treinado. Isso é um importante aspecto do curso de física que deve ser destacado”.

Para dar mais visibilidade à Física, Agostinho diz que, primeiramente, é preciso quebrar a imagem do físico como o “cientista maluco” e mostrar aos interessados que a física está mais próxima do dia-a-dia do que eles pensam. “Dessa forma, a física se mostrará acessível a todos e, certamente, o aumento do número de interessados em seguir essa carreira será uma consequência”, conclui o docente.

Clique nos links abaixo para conferir algumas das matérias veiculadas pela mídia sobre as Feiras de Profissões:

EPTV- região de Araraquara (Rede Globo);

EPTV- região de Ribeirão Preto (Rede Globo);

Jornal Hoje (Rede Globo).

Imagens: Cláudio Boense Bretas (IFSC/USP)