12 de junho de 2013

O IFSC na 12ª FEPUSP

Entre os dias 4 e 6 de junho, ocorreu a 12ª Feira de Profissões da USP (FEPUSP)campi interior– com o objetivo de apresentar ao público geral os cursos oferecidos pela USP nos diversos municípios do estado, entre eles Piracicaba, São Carlos, Lorena, Bauru, Pirassununga e Ribeirão Preto.

FEPUSP-2013A Feira foi sediada em Piracicaba, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), e escolas de 104 municípios de diferentes locais do país se inscreveram para participar do evento.

Um estande do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) foi montado na feira e, durante os três dias de realização do evento, foram feitos, no próprio estande, experimentos demonstrativos de física e inúmeros bate-papos informais sobre a carreira, mercado de trabalho e vestibular dos cursos de graduação do IFSC. Para isso, contou-se com a colaboração dos docentes, Luiz Agostinho Ferreira, Tomaz Catunda, Gonzalo Travieso, Lidério Citrângulo Ioratti Jr., Ana Paula Ulian de Araujo e Francisco Eduardo Gontijo Guimarães, com o apoio do educador, Herbert Alexandre João e do funcionário Cláudio Boense Bretas, além de 18 alunos de graduação e pós-graduação do Instituto.

Dos milhares de alunos que passaram pelo estande do IFSC, 92 deles solicitaram informações detalhadas sobre os cursos e se cadastraram para participar de uma edição especial do programa “Universitário por Um Dia (1Dia)”, que será realizada no 2º semestre deste ano.

No dia 7 de junho, também inserido na FEPUSP, 81 alunos de sete escolas do estado estiveram no IFSC para participar do 1Dia, que foi realizado em dois períodos: das 9 às 13 horas e das 14 às 17h15.

Além de assistirem a uma apresentação dos cursos de graduação do IFSC, os participantes visitaram os laboratórios de pesquisa e ensino do Instituto (inclusive os localizados no campus II da USP São Carlos), participaram do “Show de Física” e alimentaram-se no Restaurante Universitário do campus.

Confira abaixo algumas imagens dos dois eventos da semana passada:

FEPUSP-1

FEPUSP-2

FEPUSP-3

FEPUSP-IFSC-1

FEPUSP-IFSC-2

FEPUSP-IFSC-3

As três primeiras imagens são da 12ª FEPUSP e as três últimas imagens são do 1Dia inserido na FEPUSP. As imagens foram cedidas pelo funcionário, Cláudio Boense Bretas.