Notícias

6 de novembro de 2012

O grande educador

Sempre envolvido com a educação e preocupado em difundir a ciência, fosse onde fosse. Ao passar os olhos rapidamente pelo Currículo Lattes de Dietrich Schiel, é possível visualizar uma quantidade expressiva de realizações, especialmente na área de difusão e divulgação científica.

Ter sido coordenador e vice-coordenador de projetos como “Instrumentação para o Ensino Interdisciplinar das Ciências da Natureza e da Matemática”, “Educação Ambiental na Escola Reciclagem de Plásticos”, “Rede de Ensino de Física a Distância” e “Educação e Sociedade: melhoria do ensino básico de ciências na América Latina”, só para citar algumas de suas contribuições, mostra que sua vontade de transmitir conhecimento era tão grande quanto sua paixão pelas ciências.Libero-Schiel-1

Embora de origem alemã, Dietrich optou pela vida acadêmica brasileira, especificamente, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), onde se graduou em física no ano de 1964. Logo depois disso, retornou à Alemanha para ficar por quinze anos e voltar ao Brasil com o título de doutor, conquistado na Technische Universitat Stuttgart.

Foi logo depois disso que sua ambição pela divulgação da ciência ganhou mais força. “Voltei ao Brasil sentindo uma necessidade ética de contribuir para educação do meu país”, afirmou o pesquisador em entrevista concedida à editora Brasiliana (Fundação Oswaldo Cruz). E levou a vontade a sério.

Fundou o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC/USP), em 1980 (permanecendo na diretoria do Centro até 2003), o Observatório Astronômico (que, em 2011, recebeu seu nome) e a Experimentoteca (abrigada no CDCC). Foi o consultor para a implantação do Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e para o museu no InstitutHernandes-Schiel-1o Astronômico e Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP), além de uma infinidade de projetos que coordenou e idealizou até anos recentes.

Mesmo envolvido com a difusão e divulgação da ciência, Schiel nunca deixou de lado a pesquisa. Além de seus trabalhos expressivos em física da matéria condensada, coordenou o Laboratório de Aplicação e Desenvolvimento do programa TIDIA da FAPESP, de ensino a distância. Publicou 23 artigos completos em periódicos, sete livros e apresentou quase 80 trabalhos em congressos.

Aprigio-4Em 27 de outubro, o grande e dedicado educador despediu-se da vida. Suas iniciativas, realizações e, sobretudo, seu esforço e dedicação já estão marcados na história brasileira e o legado deixado pelo docente, certamente, será eternizado por seus seguidores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..