14 de março de 2014

O futuro da biologia estrutural

Por meio do programa Colloquium diei, decorreu na manhã do dia 14 de março, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (USP), a palestra O futuro da biologia estrutural, apresentada pelo Prof. Dr. Richard C. Garratt (IFSC-USP).

Por volta de 1960, as primeiras estruturas cristalográficas de proteínas foram determinadas e revelaram simultaneamente a sua beleza e complexidade.

Neste sentido, em sua palestra, o docente falou sobre o tempo gasto na determinação de uma nova estrutura, que diminui a ordem de décadas para apenas alguns dias GARRATT_300_-_2014em casos favoráveis, devido aos avanços tecnológicos em áreas que vão desde a biologia molecular até aceleradores de partículas – por consequência, o número de estruturas mantidas no Protein Data Bank cresceu de 60 até cerca de 100.000 nos dias de hoje.

Para finalizar, Garratt apresentou uma visão pessoal do estado da arte e do que se pode esperar do futuro em termos de novas tecnologias e aplicações.

Richard Charles Garratt, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, possui graduação em Ciências Médicas Básicas e Bioquímica pela University of London, Reino-Unido, e mestrado e doutorado em Cristalografia, também pela mesma universidade. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo e tem experiência na área de Biologia Estrutural, usando técnicas de cristalografia de proteínas e modelagem molecular.

Suas linhas de pesquisa incluem Cristalização e Determinação da Estrutura de Proteínas; Biologia Molecular; Produção e avaliação de recursos didáticos na área de biologia estrutural e biotecnologia destinados a ensino fundamental, médio e superior; Cristalografia de Proteínas; Modelagem Molecular; Planejamento racional de drogas farmacêuticas; Estudos estruturais e correlações com a função biológica entre formas nativas, desnaturadas e reenoveladas, investigadas por métodos espectroscópicos, de proteínas de interesse biotecnológico, e RMN de proteínas e peptídeos.