14 de maio de 2014

Professor Robert Lee Zimmerman

O Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo, comunica, com pesar, o falecimento do pesquisador e educador Prof. Robert Lee Zimmerman, vítima de acidente aéreo em seu monomotor, nos EUA, no dia 12 deste mês de maio.

O Prof. Zimmerman, PhD em Física pelo MIT, veio jovem para o Brasil e tornou-se uma figura excepcionalmente importante para o desenvolvimento científico de zimnosso país, tendo atuado em diversas instituições, como, por exemplo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), Instituto Tecnológico da Aeronáutica, São José dos Campos (ITA), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), em São Paulo, e, inclusive, no antigo Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC-USP), além de ter dado muitas contribuições em outras instituições nacionais e estrangeiras.

Pessoa muito querida e admirada por docentes, pesquisadores e alunos, bem como por todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele, o Prof. Zimmerman será sempre lembrado pela sua excepcional criatividade, personalidade carinhosa e entusiasmo pela ciência, pelo esporte e pelas artes em geral, especialmente pela música, conforme sentimento manifestado hoje pelo Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas, um de seus mais próximos amigos, colaborador e admirador, e cujas linhas inspiradoras desta nota são de sua autoria.

O IFSC-USP curva-se em respeito à memória de tão eminente personalidade, que deixa um vazio enorme na Academia.