22 de novembro de 2018

O Espectro de Fraunhofer no “Canal Oficiência” – TV/USP-CEPOF

O espectro de Fraunhofer – ou Linhas de Fraunhofer –, nas áreas de Física e Óptica, são um conjunto de linhas espectrais associadas originalmente a faixas escuras existentes no espectro solar, e que foram catalogadas pelo físico alemão Joseph von Fraunhofer (1787–1826).

As Linhas de Fraunhofer são de suma importância para a pesquisa da composição de corpos celestes que emitem energia eletromagnética. O fenômeno ocorre porque os fótons podem ser absorvidos por um átomo, causando o salto de um elétron de um orbital atômico para outro. Cada salto, chamado também de excitação, é associado com um comprimento de onda específico. Através do estudo de absorções do espectro eletromagnético luminoso visível podemos ver nas regiões ou camadas frias do exterior da superfície solar a evidência de átomos de muitos elementos.

Na TV/USP-CEPOF e também no Youtube, em seu canal Oficiência, o Prof. Luiz Antônio de Oliveira Nunes explica tudo sobre o tema e “mete a mão na massa”, exemplificando através de experimentos.

Clique na imagem para assistir a esta interessante aula.