5 de junho de 2013

O encontro de “Kondo” com “Nano”

O Prof. Luís Gregório Dias, do Instituto de Física da USP, foi o palestrante convidado em mais uma sessão do programa Café com Física, que regularmente acontece no IFSC, um evento que teve lugar na tarde do dia 5 de junho, na Sala F-210 do Instituto.

SubordinadoCAFE300 ao tema “O encontro de ‘Kendo’ com ‘Nano’, o palestrante abordou a publicação de três artigos experimentais (1, 2, 3), datados do início de 1998, que relatam assinaturas do efeito Kondo em medições de condutância em sistemas nano – e mesoscópicos.

Os sistemas estudados são diferentes (pontos quânticos semicondutores (1) e átomos magnéticos adsorvidos em superfícies (2, 3), mas têm em comum os elementos básicos do efeito Kondo: elétrons metálicos (delocalizados) interagindo com uma impureza magnética (localizada), formando um singleto de spin de muitos corpos abaixo de uma temperatura característica (a chamada “temperatura de Kondo”).

Esses artigos estimularam uma ampla gama de estudos do efeito Kondo em nanoestruturas, em parte pelo fato de sistemas nanoscópicos apresentarem uma grande liberdade de manipulação e controle de parâmetros experimentais. Esse controle permite explorar reciprocidades entre os elementos básicos do efeito Kondo e outros comportamentos quânticos (4), abrindo caminho para estudos mais aprofundados da Física de muitos corpos relacionados ao efeito.

Nesta palestra, Luís Gregório Dias fez uma introdução a este tema e discutiu aspectos recentes na pesquisa nesse tópico, com o efeito Kondo em sistemas de férmions de Dirac.

(1) D. Goldhaber-Gordon et all., Nature 391, 156-159 (1998);

(2) V. Madhavan et all., Science 208, 567-569 (1998);

(3) J. Li et all., Phys. Rev. Lett 80, 2893-2896 (1998);

(4) L. G. Dias da Silv, E. Vernek, K. Ingersent, N. P Sandler, SE. E. Ulloa, arXiv: 1211.5289 (aceito no PRB).