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15 de janeiro de 2013

O empreendedorismo na universidade

O mercado de trabalho, cada dia mais exigente, tem cobrado dos futuros (e presentes) contratados experiência e volatilidade em lidar com diversas situações, além de atualização, no que se refere à inovação de produtos e serviços.

IFSC_JrSe estudantes do ensino superior tivessem a oportunidade de lidar com essa realidade num microcosmo, o processo de adaptação nas empresas seria muito mais fácil e as competências poderiam ser aprimoradas, ainda, durante a graduação.

No Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), tal microcosmo já é uma realidade. Desde 2007, alunos dos quatro cursos de graduação do Instituto reúnem-se, semanalmente, para trocar ideias e desenvolver projetos, através da associação civil, sem fins lucrativos, IFSC Jr.

Para ser um membro da associação, existe apenas uma restrição: ser aluno regular do IFSC. Mas, para solicitar os serviços oferecidos, não há nenhum obstáculo: pessoas físicas e jurídicas são atendidas pelo IFSC Jr., desde que o serviço prestado esteja dentro das competências que os alunos possuam.

A maior parte dos clientes são, mesmo, os da universidade. O site da Biblioteca do IFSC é uma das “obras” concluídas, entre outros softwares e programas de gerenciamento utilizados nos laboratórios de pesquisa. “Já fomos procurados por outras empresas juniores, e fizemos o site da All Pharma e já prestamos serviços ao IQSC [Instituto de Química de São Carlos]”, conta o presidente da IFSC Jr., Fernando Ribeiro Caires.

No entanto, potenciais clientes já procuram pelos jovens empreendedores. O desenvolvimento de um novo aplicativo para o iPhone já foi uma das tarefas recebida, este ano, pela empresa. “Uma escola também já nos procurou, para criarmos um sistema de gerenciamento de alunos via web”, conta o vice-presidente da empresa, Carlos Eduardo Afonso Gomes.

Enquanto para os alunos, a vantagem mora no fato de terem um contato “precoce” com o mundo empresarial (mesmo que em menor escala), tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades, antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho ou na área acadêmica, os clientes também recebem o benefício de um serviço ou produto de qualidade, pagando muito menos por isso. “Como não somos profissionais, nosso preço é bem abaixo daquele cobrado no mercado. Já chegamos a preços abaixo de 50% do cobrado normalmente, mas estamos revendo nossos preços, também”, conta Fernando.

A empresa mantém um faturamento médio anual de R$15 mil e todo dinheiro é investido dentro da própria IFSC Jr. para contratação de serviços necessários para sua manutenção e andamento. “Todo lucro que temos é revertido para realização de palestras, melhoramento das salas onde nos reunimos etc. Então, contratamos alguém para prestar esses serviços, pagamos com esse dinheiro, e, caso sobre alguma coisa, reinvestimos na empresa”, conta Fernando. “O trabalho, na IFSC Jr., é voluntário. O intuito é que os participantes adquiram experiência para, posteriormente, fazer uso dela em sua vida profissional”.

A propósito, para manter o crescimento da empresa e sua conexão com as novidades do mercado, os integrantes da IFSC Jr. participam, rotineiramente, de cursos. Fora isso, encontros com empresas juniores de outras unidades dos campi da USP também são frequentes. “O Núcleo USP promove, pelo menos, quatro eventos anuais, dos quais sempre participamos”, conta Carlos que informa que o contato com a Opto também é uma constante. “O professor Jarbas [docente do IFSC e presidente da Opto] é tutor do IFSC Jr. Nos falamos, ao menos, duas vezes ao ano e ele nos aconselha bastante”.

A hierarquia do IFSC Jr. é definida pelos próprios integrantes. Hoje, ela conta com 12 membros, mas, anualmente, outros alunos podem se inscrever para participar, aumentando esse número. Os cargos são divididos entre diretores, subdivididos nas áreas de marketing, recursos humanos, financeiro, qualidade e projetos. Eles são auxiliados pelos conselheiros, também escolhidos pelos membros da associação. “A votação é anual e cada cargo pode ser exercido por, no máximo, dois anos”, explica Fernando.

IFSC_Jr_2Depois disso, é buscar os projetos e tentar concretizá-los de maneira rápida e, sobretudo, qualitativa. Os alunos contam que, quando necessário, recorrem ao auxílio de outros docentes do Instituto, mas a maior parte dos projetos são iniciados e finalizados pelos próprios membros do IFSC Jr., sem a ajuda de terceiros. “No caso de um site, o programador já tem noção de como desenvolvê-lo e vamos fazendo um intercâmbio de informações entre contratante e programador, buscando o consenso entre as partes”, afirma Fernando.

Para 2012, os planos são ambiciosos. Contando com novos membros, a empresa abraçará mais projetos. Fernando e Carlos, já no último ano de graduação, esperam encontrar candidatos fortes e dedicados para substituí-los e dar sequência a um projeto que, sem sombra de dúvidas, tem muito a acrescentar na vida da universidade, das empresas, mas, principalmente, dos próprios alunos que participam do projeto.

Para participar

As inscrições para participação na empresa, em 2012, vão até 23 de março. Para inscrever-se no IFSC Jr. ou obter maiores informações, clique aqui.

Assessoria de Comunicação

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26 de março de 2012

O empreendedorismo na universidade

O mercado de trabalho, cada dia mais exigente, tem cobrado dos futuros (e presentes) contratados experiência e volatilidade em lidar com diversas situações, além de atualização, no que se refere à inovação de produtos e serviços.

Se estudantes do ensino superior tivessem a oportunidade de lidar com essa realidade num microcosmo, o processo de adaptação nas empresas seria muito mais fácil e as competências poderiam ser aprimoradas, ainda, durante a graduação.

No Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), tal microcosmo já é uma realidade. Desde 2007, alunos dos quatro cursos de graduação do Instituto reúnem-se, quinzenalmente, para trocar ideias e desenvolver projetos, através de uma associação civil, sem fins lucrativos – o IFSC Jr.

Para ser um membro da associação existe apenas uma condição: ser aluno regular do IFSC. Mas, para solicitar os serviços oferecidos, não há nenhum obstáculo: pessoas físicas e jurídicas são atendidas pelo IFSC Jr., desde que o serviço prestado esteja dentro das competências que os alunos possuem.

A maior parte dos clientes são, mesmo, os da universidade. O site da Biblioteca do IFSC é uma das “obras” concluídas, entre outros softwares e programas de gerenciamento utilizados nos laboratórios de pesquisa. “Já fomos procurados por outras empresas juniores, e fizemos o site da All Pharma e já prestamos serviços ao IQSC [Instituto de Química de São Carlos]”, conta o presidente da IFSC Jr., Fernando Ribeiro Caires.

No entanto, potenciais clientes já procuram pelos jovens empreendedores. O desenvolvimento de um novo aplicativo para o iPhone já foi uma das tarefas recebida, este ano, pela empresa. “Uma escola também já nos procurou para criarmos um sistema de gerenciamento de alunos, via web”, conta o vice-presidente da empresa, Carlos Eduardo Afonso Gomes.

Enquanto para os alunos a vantagem mora no fato de terem um contato “precoce” com o mundo empresarial (mesmo que em menor escala), tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades, antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho ou na área acadêmica, os clientes também recebem o benefício de um serviço ou produto de qualidade, pagando muito menos por isso. “Como não somos profissionais, nosso preço é bem abaixo daquele cobrado no mercado. Já chegamos a preços abaixo de 50% do cobrado normalmente, mas estamos revendo nossos preços, também”, conta Fernando.

A empresa mantém um faturamento médio anual de R$15 mil e todo dinheiro é investido dentro da própria IFSC Jr. para contratação de serviços necessários para sua manutenção cotidiana. “Todo lucro que temos é revertido para realização de palestras, melhoramento das salas onde nos reunimos etc. Então, contratamos alguém para prestar esses serviços, pagamos com esse dinheiro, e, caso sobre alguma coisa, reinvestimos na empresa”, conta Fernando. “O trabalho, na IFSC Jr., é voluntário. O intuito é que os participantes adquiram experiência para, posteriormente, fazer uso dela em sua vida profissional”.

A propósito, para manter o crescimento da empresa e sua conexão com as novidades do mercado, os integrantes da IFSC Jr. participam, rotineiramente, de cursos. Fora isso, encontros com empresas juniores de outras unidades dos campi da USP também são frequentes. “O Núcleo USP promove, pelo menos, quatro eventos anuais, dos quais sempre participamos”, conta Carlos, que informa que o contato com a Opto também é uma constante. “O professor Jarbas [docente do IFSC e presidente da Opto] é tutor do IFSC Jr. Nos falamos, ao menos, duas vezes ao ano e ele nos aconselha bastante”.

A hierarquia do IFSC Jr. é definida pelos próprios integrantes. Hoje, ela conta com 12 membros, mas, anualmente, outros alunos podem se inscrever para participar, aumentando esse número. Os cargos são divididos entre diretores, subdivididos nas áreas de marketing, recursos humanos, financeiro, qualidade e projetos. Eles são auxiliados pelos conselheiros, também escolhidos pelos membros da associação. “A votação é anual e cada cargo pode ser exercido por, no máximo, dois anos”, explica Fernando.

IFSC_Jr_2Depois disso, é buscar os projetos e tentar concretizá-los de maneira rápida e, sobretudo, qualitativa. Os alunos contam que, quando necessário, recorrem ao auxílio de outros docentes do Instituto, mas a maior parte dos projetos são iniciados e finalizados pelos próprios membros do IFSC Jr., sem a ajuda de terceiros. “No caso de um site, o programador já tem noção de como desenvolvê-lo e vamos fazendo um intercâmbio de informações entre contratante e programador, buscando o consenso entre as partes”, afirma Fernando.

Para 2012, os planos são ambiciosos. Contando com novos membros, a empresa abraçará mais projetos. Fernando e Carlos, já no último ano de graduação, esperam encontrar candidatos fortes e dedicados para substituí-los e dar sequência a um projeto que, sem sombra de dúvidas, tem muito a acrescentar na vida da universidade, das empresas, mas, principalmente, dos próprios alunos que participam do projeto.

Para participar

As inscrições para participação na empresa, em 2012, vão até 23 de março. Para inscrever-se no IFSC Jr. ou obter maiores informações, clique aqui.

Assessoria de Comunicação

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