10 de junho de 2015

O caminho de Louis de Broglie até a mecânica ondulatória

ROBERTO_MARTNS_350Decorreu no dia 10 de junho, pelas 10h45, na sala F-210 do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), mais um Journal Club, onde o Dr. Roberto de Andrade Martins, pesquisador visitante do IFSC/USP, apresentou o seminário O caminho de Louis de Broglie até a mecânica ondulatória.

Em 1923 e 1924, o físico francês Louis de Broglie desenvolveu a primeira teoria dualística onda-partícula válida tanto para a luz, quanto para corpúsculos, tal como o elétron. Costuma-se descrever apenas a relação entre momentum e comprimento de onda, como sendo a principal contribuição de Broglie, mas ele elaborou uma sofisticada teoria fundamentada tanto na relação de Planck entre energia e frequência, quanto na teoria da relatividade especial, para estabelecer as propriedades ondulatórias associadas a uma entidade quântica qualquer.

O físico também estabeleceu a relação entre a probabilidade de interação e amplitude da onda associada ao quantum – antes do físico alemão Max Born -, bem como as propriedades fundamentais da emissão estimulada. Assim, nesse seminário, Roberto Martins apresentou o desenvolvimento das ideias acimas descritas, da autoria de Louis de Broglie, que levaram até esses resultados, tendo discutido também as limitações de sua teoria.

Roberto Martins, que é físico formado pela Universidade de São Paulo, obteve seu doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Além de experiência em História da Física, Filosofia da Física e Ensino de Física, através do Instituto de Física “Gleb Wataghin”, UNICAMP (IFGW/UNICAMP), o pesquisador dedica-se a pesquisas sobre pensamento religioso e filosófico indiano. Martins foi docente do IFGW/UNICAMP, sendo atualmente pesquisador visitante do IFSC/USP e professor visitante da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).