26 de fevereiro de 2015

Novos alunos visitam o IFSC e assistem à Aula MAGNA

Visita-250Nessa quarta-feira, 25 de fevereiro, os novos alunos do Instituto de Física de São Carlos realizaram uma visita guiada aos Laboratórios de Ensino e Pesquisa, bem como à biblioteca do IFSC/USP, tendo, também, assistido a uma Aula MAGNA com o Prof. Luiz Davidovich, docente do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ambos os eventos integraram a programação da XVII Semana de Recepção aos Calouros da USP – 2015.

Em sua Aula, ministrada no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de Luiz-250São Carlos, Luiz Davidovich abordou três trabalhos da Academia Brasileira de Ciências que são baseados em um tema no qual o docente tem se dedicado parcialmente: a educação superior. Na ocasião, o Prof. Davidovich destacou alguns sucessos envolvendo a educação no Brasil, tendo também abordado o atual estado do ensino em nosso país, tendo falado ainda sobre os cientistas brasileiros e estrangeiros e a reforma da educação superior no Brasil.

Luiz Davidovich tem graduação em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e doutorado, também na área de física, pela University of Rochester, Estados Unidos. Atualmente ele é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua com emaranhamento quântico, descoerência, dispositivos para computação publico-250quântica, reconstrução de estados quânticos, teoria do laser e metrologia quântica. O docente também é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS) e da National Academy of Sciences (EUA). Já foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, tendo também recebido o Prêmio TWAS de Física, o Prêmio Álvaro Alberta, pelo CNPq, e a Medalha Tamandaré, pela Marinha do Brasil.