9 de março de 2017

Novos alunos participam de encontros no IFSC

No dia 07 de março, os calouros do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) estiveram no Anfiteatro Verde da Unidade, onde conversaram com o presidente da Comissão de Graduação do IFSC, Prof. Dr. Luis Gustavo Marcassa, o coordenador da Comissão de Acompanhamento do Desenvolvimento Acadêmico dos Alunos de Graduação (CAD), Prof. Dr. Leonardo Paulo Maia (IFSC/USP), e as Profas. Dras. Cibelle Celestino Silva (IFSC/USP) e Ana Paula Ulian de Araujo (IFSC/USP). Inserida na programação da XIX Semana de Recepção aos Calouros da USP – 2017, a conversa teve como finalidade esclarecer dúvidas dos ingressantes e enfatizar os desafios que a graduação apresentará, ao exigir demasiada dedicação dos jovens.

Embora alguns ingressantes sejam oriundos de São Carlos, muitos vêm de outras regiões para se graduar, tendo que aprender a lidar com a saudade da família e dos amigos. Foi nesse sentido que os docentes recordaram suas experiências como graduandos e falaram sobre a necessidade de estabelecer amizade com outros calouros e veteranos, e de receber apoio dos professores – esta iniciativa tem sido estimulada através da CAD, uma comissão que tem como intuito aproximar o corpo docente do discente, de modo que os estudantes se sintam encorajados a conversarem com os professores sobre o desenvolvimento acadêmico; e a importância de conhecer os próprios limites e manter – ou criar – alguns hábitos, como a prática de atividades físicas ou hobbies.

MARCASSA_500

Prof. Luis Marcassa

LEO_MAIA_500

Prof. Leonardo Maia

CIBELLE_CELESTINO_500

Profa. Cibelle Celestino

ANA_PAULA_500

Profa. Ana Paula

PBLICO_500

Os desafios da graduação, enfatizados pelos docentes do IFSC/USP, foram destaques importantes para os calouros Caio Capetti (17 anos), de Ribeirão Preto (SP), Késsia Barçal (18 anos), de Limeira (SP), e Nicole Humphreys (17 anos), de Santa Isabel (SP). “Eles nos mostraram que essa nova etapa é completamente diferente de todas as outras que já enfrentamos”, disse Caio, que ingressou no curso de Ciências Físicas e Biomoleculares, em razão de seu interesse pelas ciências da natureza.

Durante o encontro, Késsia se surpreendeu com o contato bastante próximo que houve entre os alunos e os docentes. Isso porque, nos ensinos fundamental e médio, seus professores não interagiam desse modo com os alunos. A conversa também foi uma surpresa para Nicole, mas por outro motivo: como estudou em uma escola onde o número de alunos não era tão grande, a jovem interagia bastante com seus educadores, e acreditava que na universidade a realidade seria diferente. “Acho que os professores do Instituto são atenciosos. Essa conversa serviu para que possamos ter mais foco ao longo do curso”, comentou ela, que se matriculou no curso de Física.

No dia anterior, eles participaram de uma outra conversa que aconteceu no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP), com o Diretor da Unidade, Prof. Dr. Tito José Bonagamba, que discorreu sobre o Instituto, seus egressos, o mercado de trabalho, e a Universidade de São Paulo.

Ao ouvirem que ex-alunos do IFSC ocupam cargos não só na academia, mas também no setor produtivo, os três estudantes ficaram ainda mais animados para iniciarem seus cursos. Késsia, por exemplo, não tinha noção das diversas possibilidades profissionais que existem para os físicos. “Esse fato fez eu gostar ainda mais de física!”, afirmou a jovem que, assim como Caio, ingressou no curso de Ciências Físicas e Biomoleculares.

CAIO_KESSIA_E_NICOLE_500

Caio, Késsia e Nicole

Já no dia 08, os novos alunos dos cursos de Física, Física Computacional e Ciências Físicas e Biomoleculares se reuniram com os coordenadores de seus bacharelados. Os eventos ocorreram simultaneamente – e respectivamente – na Sala 210, Sala de Defesas e Sala Celeste, tendo oferecido aos calouros uma oportunidade para que conhecessem os pormenores dos cursos que escolheram.

Física

SCHNEIDER_500

Prof. José Schneider

PUBLICO_4_-_FSICA_500

Física Computacional

TEREZA_500

Profa. Tereza Mendes

PUBLICO_3_500

Ciências Físicas e Biomoleculares

ANA_PAULA_2_500

Profa. Ana Paula e alunos

Aliás, no dia 09, realizou-se no Anfiteatro Verde um encontro entre os  ingressantes e a representante do Programa USP Recicla do campus USP São Carlos, Maria Cecília Tavares Cavalheiro, que por sua vez dissertou sobre o projeto em questão.

MARIA_CECILIA_500

Maria Cecília