28 de fevereiro de 2012

Novos alunos aproveitam a Semana de Recepção dos Calouros

Teve início na manhã desta segunda-feira, 27, a Semana de Recepção aos Calouros dos cursos do Instituto de Física de São Carlos. Os professores Valmor Mastelaro, presidente da Comissão de Graduação, e Osvaldo Novais de Oliveira Junior, vice-diretor do Instituto, falaram para cerca de cento e cinquenta alunos sobre os fundamentos da programação da semana e também forneceram detalhes sobre os cursos e sobre as possibilidades que a universidade oferece a estes novos estudantes.

O professor Osvaldo focou seu discurso em alguns dos temas mais importantes trabalhados na grade curricular dos três cursos de bacharelado do IFSC – falou sobre as áreas fundamentais (partículas…), sobre matéria (quântica, viva, etc), e modelos matemáticos e computacionais. Além disso, conseguiu fazer uma panorâmica das tendências da ciência global, falando sobre a eScience – um método de análise de dados resultantes de qualquer fenômeno – que, atualmente, parece ser o que há de mais sintonizado com a era da tecnologia computadorizada. O docente também tomou algum tempo para dar exemplos sobre como o IFSC tenta acompanhar esse desenvolvimento tecnológico e manter seu nível de excelência em pesquisa, aprofundando-se no caso do curso de Física Computacional, que não apenas utiliza a Física para solucionar problemas característicos da computação, mas também faz a via inversa, explorando problemas da Física para desenvolver modelos computacionais. Além disso, a interdisciplinaridade também é um diferencial importante para o reconhecimento de que o IFSC dispõe atualmente.

O docente também incentivou os alunos explicando o que considera ser uma grande vantagem de ser um físico: o baixo nível de obsolescência das teorias físicas. “Tudo o que ensinamos e aprendemos continua sendo válido e eficiente muito tempo depois”, comentou.

abertura_recepo

Já o professor Valmor procurou especificar a programação da semana dos calouros, dando as coordenadas para que os estudantes possam aproveitar ao máximo uma oportunidade que ele chamou de rara e única na vida de um universitário. Alguns dos destaques da programação são a entrega dos prêmios Bernhard Gross, Horácio Panepucci e Paulo Freire, além do encontro dos alunos com os coordenadores de seus cursos, da visita aos laboratórios e biblioteca, das palestras que abordam a atuação do físico no mercado de trabalho e do famoso “Trote Solidário”, que arrecada mantimentos para a população da cidade.

O professor também mostrou aos alunos as inúmeras possibilidades que eles terão de aprofundar seu vínculo com o Instituto, procurando mais conhecimento e ganhando intimidade com a vida acadêmica. Depois de comentar as habilitações possíveis de cada curso, ele falou sobre as comissões de graduação e o apoio que eles oferecem aos universitários, como vagas de monitoria, bolsas de Iniciação Científica, estágios e outras oportunidades.

Neste clima de inauguração, uma mistura de alegria e nervosismo, teve início a vida universitária dos cento e cinquenta alunos presentes no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas. Logo na sequência, eles assistiram à primeira palestra de muitas, intitulada “Neutrino: partícula fantasma, onipresente e… superluminar?”, ministrada pelo pesquisador Marcelo Guzzo, da Unicamp. Este ainda é apenas o começo de uma semana repleta de atividades pensadas especificamente para introduzir os jovens de maneira mais íntima no universo acadêmico, oferecendo todo o apoio necessário para que eles aproveitem este momento especial da melhor maneira possível. O IFSC já foi reconhecido pela Pró-Reitoria da USP, em 2011, como a unidade que melhor recepciona seus calouros.

Para ver a programação completa da semana, clique AQUI.