15 de março de 2013

Novo programa oferece mestrado profissionalizante em física

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) aprovou, recentemente, a criação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

CAPES-logo_1O público-alvo do programa são professores do ensino médio e fundamental e 21 polos foram escolhidos para abrigar o novo curso, incluindo-se uma sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A previsão de início do MNPEF já é para o 2º semestre de 2013.

Atualmente, somente quatro instituições brasileiras oferecem o mestrado profissionalizante em física (UFES, UFRJ, UFRN e UFRGS). Os cursos formam, em média, 40 alunos por ano e, através do novo programa, pretende-se ampliar esse número para 320.

O novo projeto foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), tendo a proposta conciliado diferentes grades de mestrado já existentes e buscado um currículo equilibrado na oferta de disciplinas “de forma mais adaptada às suas realidades”.

Também serão concedidas bolsas aos participantes como forma de incentivo para que professores do ensino fundamental e médio retomem seus estudos.

Para acessar a lista completa de instituições que passarão a oferecer o MNPEF, clique aqui.

Para mais informações sobre o novo programa, basta entrar em contato com a docente da UFRGS, Rita Maria Almeida da Cunha, através do e-mail rita@if.ufrgs.br

Com informações da SBF