31 de janeiro de 2013

Novo material desenvolvido no IFSC promete revolucionar construção civil

Um novo material, 100% reciclável, desenvolvido no IFSC, promete revolucionar e baratear a construção de edifícios. A nova espécie de bloco – fosfogesso – substitui o tradicional bloco de concreto e cerâmica, economizando tempo de mão-de-obra e custos.bloco220

Foi através de uma pesquisa desenvolvida pelo Prof. Milton Ferreira de Souza, pesquisador do IFSC, que foi criado este inovador bloco; feito através de um subproduto da fabricação de ácido fosfórico, utilizado na produção de fertilizantes agrícolas, o denominado fosfogesso tem as mesmas características do gesso tradicional que é encontrado em sua forma natural, apresentando a vantagem de ter uma natural elevada resistência à flexão, característica que não existe nos materiais tradicionais.

O novo bloco – modular – apresenta uma superfície completamente lisa, não necessita de argamassa para assentar nem de cimento para rebocar, já que apenas são utilizados pequenos encaixes que são fixados com cola branca comum para unir as peças; além disso, o novo bloco não causa desperdícios e, como já dissemos, apresenta uma elevada resistência à flexão, o que dispensa a utilização de madeira e a construção de vigas e pilares de concreto para a edificação de paredes, diminuindo substancialmente o custo de qualquer obra.

A Agência USP de Inovação licenciou já este novo bloco para três empresas – duas de São Carlos e uma de Minas Gerais -, que se preparam para colocar o novo produto no mercado já a partir do primeiro semestre deste ano.

A fabricação destes blocos, em larga escala, será certamente uma solução para o aproveitamento ambientalmente adequado deste material, atendendo a que existam, segundo estimativas, perto de 200 milhões de toneladas de fosfogesso depositadas em aterros a céu aberto no nosso país.