17 de abril de 2014

Novo instrumento mede pressão intracraniana através de método não-invasivo

Uma equipe de cientistas liderada pelo Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP) desenvolveu um sensor que, de forma não-invasiva, consegue medir as oscilações verificadas na pressão intracraniana de pacientes propensos a esse tipo de anomalias. O desenvolvimento desse novo instrumento também levou a que a bissecular teoria de Monro-Kellie fosse colocada em causa.

De fato, a citada teoria indicava, até agora, que o interior do crânio é formado por três componentes principais, a saber: sangue, fluido e parênquima, e que o aumento no volume de um desses componentes poderia aumentar também a pressão intercraniana (PIC)), mas dando como certo, por outro lado, que o crânio não se expande após o fechamento das fontanelas (as conhecidas moleirinhas).

Através de experimentos realizados (in vitro e in vivo) pela citada ipc200equipe, já publicados na conceituada revista científica Acta Neurochirurgica, ficou comprovado que, mesmo em crânios adultos, se verificam alterações volumétricas como consequência de variações da pressão intracraniana.

O novo instrumento desenvolvido pela equipe de cientistas é constituído por um sensor que, grudado em uma das áreas parietais do crânio (sobre o cabelo), detecta as mais leves deformações que eventualmente ocorram no perímetro craniano de pacientes vítimas, por exemplo, de traumatismos cranianos e tumores, sem a necessidade de perfuração: por sua vez, esse sensor é conectado a um sistema de monitoramento que foi especialmente desenvolvido para esse efeito e que mede as oscilações.

Além do Prof. Sérgio Mascarenhas, a equipe de pesquisa foi constituída pelos Profs. Benedito Oscar Colli, Carlos Gilberto Carlotti Júnior e K. Tanaka (FMRP – USP), Keico Okino Nonaka, Luíz Eduardo Damiano (aluno doutorado) e Charles Chenwei Wang (UFSCar), e ainda Wilson Seluque, do Departamento de Engenharia Biomédica – Hospital das Clínicas – Ribeirão Preto (USP).

Para acessar o artigo original, clique AQUI.