11 de fevereiro de 2016

Novo game aborda o uso consciente da luz

Dedaluz-1_250Um novo jogo intitulado Dedaluz foi lançado pela Agência Ciência Web, do Instituto de Estudos Avançados da USP de São Carlos (IEA/USP). Elaborado no âmbito do Ano Internacional da Luz, que foi comemorado ao longo de 2015 por uma decisão da UNESCO*, o jogo aborda o uso consciente da luz, trazendo informações referentes aos quatro tipos de lâmpadas existentes hoje (incandescente, fluorescente, LED e luz negra).

O game foi desenvolvido pelo aluno Juliano de Paula Leite Battisti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP), em parceria com os estudantes de Licenciatura em Ciências Exatas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Gevair Norberto de Souza, Paulo Henrique Chiari e Rafaela Masson. O nome Dedaluz corresponde à junção de Dédalo (nome do personagem da mitologia grega que construiu o labirinto na ilha de Creta) e Luz (tema do jogo).

O protagonista do game é uma bateria que deve atravessar labirintos para encontrar chaves que dão acesso às próximas fases. Porém, essas chaves ficam protegidas por vidros, que devem ser cortados com lasers, que também precisam ser encontrados no labirinto. O jogador deve passar por cinco etapas e, para aumentar a visão dos labirintos e obter energia suficiente para finalizar o jogo, ele deve capturar os quatro tipos de lâmpadas.

Durante o processo de criação do game, o maior desafio de Juliano Battisti foi a parte de edição e criação das artes, uma vez que ele não tinha muitos conhecimentos sobre as ferramentas que são utilizadas para esses fins. “Esse projeto teve muita importância para minha formação, pois foi a primeira experiência que tive nessa área de desenvolvimento e que poderá abrir muitas portas para mim”, disse ele, ao portal da Agência Ciência Web.

Para Gevair Norberto de Souza, o jogo mostra de uma maneira divertida os diferentes emissores de luz e as suas características. “Os jogadores podem perceber, por exemplo, que uma lâmpada incandescente ilumina menos que uma fluorescente, que ilumina menos que uma de LED”, comentou ele, também ao portal.

Os testes do Dedaluzforam feitos apenas com estudantes do ensino médio, que são bolsistas de Iniciação Científica da Agência Ciência Web. Contudo, o game pode ser jogado por pessoas de qualquer idade, AQUI.

Dedaluz-2_500

Além de Dedaluz, a Agência já produziu os games Jogo da Reciclagem, Acquaville, Matriz Energética, Formigas, Jogo do Octeto, Jogo da Matemática e o Circuitrohms (confira uma reportagem sobre o jogo publicada no site do IFSC/USP, AQUI). Assim como Dedaluz, esses games também têm como objetivo estimular o aprendizado e conscientizar os jogadores, de maneira divertida e criativa.

*United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization.

(Com informações da Agência Ciência Web)