30 de janeiro de 2012

Novo centro de excelência para pesquisa em física teórica será inaugurado no próximo mês

No próximo dia 6, São Paulo contará com um novo Instituto sul-americano de Pesquisa Fundamental (SAIFR, em inglês) em física teórica.

O Instituto, que será sediado no campus de São Paulo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), será a primeira Unidade da América do sul do Centro Internacional de Física Teórica (ICTP, em inglês), vinculado à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), localizado em Trieste (Itália).

De acordo com o diretor do novo Instituto, Nathan Berkovits (professor do Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp), o objetivo principal é tornar a Unidade um centro de excelência em física teórica do continente.

Além da pesquisa, em si, o Centro- que conta com o apoio da FAPESP para sua instalação- organizará Escolas Avançadas e workshops internacionais, receberá pesquisadores visitantes e pós-doutores, além de promover um intenso intercâmbio entre alunos e pesquisadores do Brasil e exterior.

Entre os eventos programados no novo Centro, está a Escola Avançada sobre Relatividade Geral: Astrofísica e Cosmologia Relativísticas, que será coordenado pelo docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Daniel A. Vanzella, e realizado entre 16 e 27 de junho de 2012.

Em 5 de fevereiro, véspera do lançamento oficial do ICTP-SAIFR, haverá uma palestra de divulgação científica, às 16 horas, intitulada “Explicando as origens do Universo”, que será ministrada em espanhol pelo professor argentino, Matias Zaldarriaga, do Instituto de Estudos Avançados de Princeton (Estados Unidos).

Já a abertura oficial do Instituto será no dia seguinte (6/2), às 16 horas.

Para maiores informações, basta acessar o endereço http://www.ictp-saifr.org/

(Com informações da agência FAPESP)