16 de novembro de 2014

Falecimento do Prof. Adib Domingos Jatene

Sobre o falecimento do Prof. Adib Domingos Jatena, ocorrido na última sexta-feira (14), o Reitor da Universidade de São (USP), Prof. Marco Antonio Zago, divulgou a nota que a seguir reproduzimos:

A academia e a ciência brasileira perdem um de seus principais expoentes com o falecimento do professor emérito da Faculdade de Medicina da USP, Adib Domingos Jatene. Um dos mais respeitados pesquisadores da área médica, nacional e internacionalmente, Jatene foi um pioneiro no campo da cirurgia cardíaca, mas, acima de tudo, um exemplo para todos aqueles que se dedicam à Medicina, pela generosidade, afabilidade e humildade com que tratava colegas e pacientes.

Por sua atuação como ministro e secretário de Saúde, sempre buscou levantar bandeiras importantes na área da saúde pública e foi peça-chave para a criação de importantes instituições médicas, como o Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo.

No próximo dia 24 de novembro, Jatene participaria de um seminário, em comemoração aos 80 anos da Universidade, para discutir o papel da USP como geradora do conhecimento em padrão de excelência. Infelizmente, não poderemos contar com suas valiosas contribuições nesse debate, mas a ele prestamos todas as homenagens da Universidade como modelo dessa história, excelência e busca incessante da inovação e do desenvolvimento da área médica de nosso país.

Recordamos que o Prof. Jatene também teve papel importante no IFSC-USP, ao apoiar entusiasticamente a implementação do projeto de imagens por RMN no nosso Instituto.