8 de abril de 2024

Nota de pesar – Falecimento do Prof. Eliezer Barreiro (UFRJ)

É com profundo pesar que o IFSC/USP comunica o falecimento, na presente data, do Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro.

O Prof. Eliezer foi um “Gigante” da Química Medicinal Brasileira. Sempre foi um defensor incansável da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Ciência Brasileira como um todo, valorizando a importância de trabalhar (muito) com tenacidade e determinação, sem qualquer concessão aos princípios éticos e ao mérito científico.

Seu nome se confunde com a Ciência dos Fármacos e dos Medicamentos no Brasil, como voz que sempre defendeu a importância de valorizar e consolidar a competência nacional na área, com a finalidade de garantir a soberania nacional, na busca pelos “Fármacos Verde-Amarelos”.

Que o seu exemplo e dedicação sirvam de inspiração para as futuras gerações de Cientistas Brasileiros.

O IFSC/USP expressa as mais profundas condolências de sua comunidade a todos os familiares e amigos.