18 de outubro de 2012

No IFSC: Workshop “Meet the Editors”

Decorre nos próximos dias 25 e 26 de outubro, no Auditório Prof. Sergio Mascarenhas (IFSC-USP), a terceira edição do workshop intitulado Meet the Editors – Scientific Writing, um evento especialmente dedicado a redação científica.

orador1O programa inclui tutoriais que cobrem vários aspectos do processo de escrita científica, com a participação de conhecidos editores de revistas científicas dedicadas à área da Física.

Assim, estão confirmadas as presenças de três ilustres palestrantes, a saber:

Laurens Molenkamp (Alemanha), editor da Physical Review-B, foi agraciado este ano, com a APS Oliver E. Buckley Condensed Matter Physics Prize. Os interesses de pesquisa de Molenkamp estão relacionados com transporte quântico em nanoestruturas, spintrônica e espectroscopia óptica de semicondutores.orador2

Jessica Thomas (USA) foi uma das responsáveis pela criação da revista Nature Nanotechnology. Em 2008, Jessica entrou para a Sociedade Americana de Física – entidade responsável pela publicação das revistas Physical Review e Physical Review Letters – com a missão de lançar a revista eletrônica Physics, onde desempenha o cargo de editora desde 2011.

Karie Friedman (USA): ela trabalhou por muitos anos como editora, primeiro em pequenos jornais literários e mais tarde no Michigan State University Press, de onde se transferiu para trabalhar na APS, mais precisamente no jornal RMP – Reviews of Modern Physics, onde ocupou o cargo orador3de editora-assistente, tendo trabalhado com editores famosos, como, por exemplo, David Pines e George Bertsch. Entre 2006 e 2010, Friedman ocupou o cargo de editora no jornal online ICAMNews, órgão informativo do Institute for Complex Adaptive Matter. Friedman escreveu a peça clássica Writing a Better Scientific Article, considerada uma parte essencial do Style Guide of the Reviews of Modern Physics.

Este workshop, que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP – Universidade de São Paulo e IFSC/CPq, é uma oportunidade única para que docentes e alunos de graduação e de pós-graduação possam interagir de perto com conhecidos editores de revistas científicas e de aprender com eles o básico da escrita científica ou formas de a melhorar.