7 de dezembro de 2023

No IFSC/USP – Entra em atividade o novo laboratório do CEPOF – 2D K

Profª Patricia C. M. Castilho no novo espaço

Um novo laboratório do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), alocado no IFSC/USP, acaba de ser inaugurado esta semana e tem como objetivo estudar as propriedades superfluidas de gases atômicos bidimensionais.

“Além do interesse de caráter mais fundamental acerca do estado superfluido e da transição de fase que ocorre nestes sistemas, gases atômicos bidimensionais são excelentes plataformas experimentais para o desenvolvimento de simuladores quânticos. Neste novo laboratório, abordaremos essas duas linhas.” conta Patricia C. M. Castilho, docente do IFSC/USP responsável pelo laboratório.

O novo laboratório está inserido no contexto do CEPOF, mas conta também com o auxílio de um Projeto Inicial (PI) e um projeto temático em “Tecnologias quânticas de segunda geração”, ambos da FAPESP.

Para saber mais, clique AQUI.