21 de outubro de 2014

Concerto com o “Oxford Strings Duo”

Realiza-se no dia 21 de outubro, pelas 20 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP) um extraordinário concerto com o Oxford Strings Duo, constituído pelos violinistas Ricardo Palmezano e Luciana Caixeta. Inserido na Série Concertos USP 2014, comemorando o 80º Aniversário da USP e o 20º Aniversário do IFSC-USP, este concerto terá uma programação constituída por: Dueto Concertante de Gabriel F. da Trindade (1799?-1854) – Allegro moderato, Andante sostenuto e Allegro vivace; por Duetos Modais (1969), de Ernst Mahle (1929), com Allegro, Andante, Energico, Moderato, Vivo, Pesante, Veloce e Adagio; e Seis Duos (1976), de Mário Ficarelli (1935-2014) – Andantino, Dolente, Vivo, Balançando, Andante e Vivace.

O Oxford Strings Duo já se apresentou com grande sucesso nos Estados Unidos e no Brasil. Com um repertório eclético e variado, os músicos exploram as possibilidades sonoras do instrumento com o refinamento e virtuosismo. Neste programa, serão apresentadas obras de importantes compositores brasileiros que marcaram suas gerações com sua arte.

O violinista Ricardo Palmezano iniciou seus estudos musicais sob orientação de seu Programa_Oxford_Violin_Duo_para_21-10-2014_no_IFSC_22pai, Mauro Palmezano, tendo igualmente estudado com Jorge Kizely e Elisa Fukuda. Tocou na Camerata Fukuda, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Experimental de Repertório, Jazz Sinfônica e participou do projeto Academia da Orquestra Sinfônica da USP. Nos EUA, estudou com o professor Dr. Harvey Thurmer na Miami University, onde recebeu bolsa de estudos e vários prêmios, como o Campus Owls Award e a Elizabeth Lane Scholarship por seus méritos acadêmicos. Em 2008 foi finalista da Undergraduate Artist Competition e da University of Connecticut Chamber Music Competition. Foi spalla da Orquestra Sinfônica da Miami University com a qual tocou Sheherazade. Fez parte das Orquestras de Hamilton-Fairfield, Lebanon e Middletown no estado de Ohio. Atualmente, é spalla da Orquestra Filarmônica de São Carlos e supervisor do curso de cordas friccionadas do Projeto Guri.

No que diz respeito à violista Luciana Caixeta, ela estudou na Escola de Música de Brasília, na Universidade de Brasília (UnB) e na Universidade de São Paulo (USP). Também estudou com a professora Elisa Fukuda e tocou na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Experimental de Repertório e Camerata Fukuda. Em 2007 concluiu o mestrado em performance na Miami University sob orientação de Dr. Harvey Thurmer. Com bolsa integral da Universidade, foi violinista do Miami University Graduate String Quartet e chefe de naipe dos segundos violinos da Miami University Symphony Orchestra. Fez parte da Orquestra de Hamilton-Fairfield, Middletown e Lebanon (Ohio) e foi professora de violino do Young Musicians’ Program da Miami University e da West Chester Academy of Music. É chefe de naipe dos segundos violinos da Orquestra Filarmônica de São Carlos e professora de violino da USP (Ribeirão Preto).

Um concerto a não perder, com entrada franca.