Notícias

12 de abril de 2021

No IFSC/USP – Alunos homenageiam seus mestres

Karla Yelisetty, Pedro dos Santos Silva e Lucas Adam Julião

Pela primeira vez em sua história (15 anos), a outorga dos prêmios Paulo Freire e Horacio C. Panepucci foi realizada de forma remota devido às restrições causadas pela pandemia.

Contudo, o brilho e a importância desse momento bonito, onde os alunos do Instituto homenageiam seus mestres, se manteve incólume graças à competência da organização do evento, constituída pelos membros do Centro de Estudos de Física de São Carlos (CEFISC) e da Secretaria Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas (SACEx), que souberam adequar o momento à situação que atualmente vivemos.

Uma vez mais, coube ao Diretor do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato, abrir esta cerimônia, recordando que todos gostam muito de valorizar os alunos, mas é sempre importante os estudantes reconhecerem as qualidades de seus professores e, com isso, a qualidade do ensino da Instituição. Para o Diretor do IFSC/USP e para o Presidente da Comissão de Graduação, Prof. Luís Gustavo Marcassa, que igualmente fez questão de estar presente na cerimônia online “Uma pessoa que dá um prêmio geralmente é uma pessoa que merece receber um prêmio”, sublinhou o Diretor. Com esta cerimônia, os alunos do IFSC/USP mantiveram a tradição que inunda todos de um orgulho inestimável, pois os professores que foram homenageados representam também todos os restantes docentes.

Matheus Issa

A apresentação desta cerimônia esteve a cargo de Karla Yelisetty (aluna de graduação em Física), Pedro dos Santos Silva (aluno de graduação em Ciências Físicas e Biomoleculares) e Lucas Adam Julião (aluno da Licenciatura em Ciências Exatas), tendo-se começado por reservar um minuto de silêncio em memória das vítimas da Covid-19, ao que se seguiu uma homenagem pública aos funcionários do IFSC/USP que asseguraram o funcionamento da Instituição e contribuíram para que os alunos continuassem com seus trabalhos, mesmo de forma remota. Uma Menção Honrosa foi entretanto lida pelos apresentadores a todos os professores dos cursos de Física, Física Computacional, Ciências Físicas e Biomoleculares, e Licenciatura em Ciências Exatas. O momento seguinte foi de reflexão, respeito e saudade, com a Homenagem Póstuma ao Prof. Ricardo De Marco (IFSC/USP), falecido recentemente vítima de acidente, um momento protagonizado pelo aluno Matheus Issa, que, com a devida vênia, passamos a transcrever abaixo.

Cristiane: “Com certeza que o Ricardo, onde ele estiver, está muito feliz por receber esta homenagem dos alunos. Não raro, chegava em casa feliz por ter discutido novas ideias com os alunos. Sempre dizia que não era fácil ser professor e pesquisador no Brasil, mas para ele não existia outra profissão. Ele foi muito feliz na docência e no convívio com os alunos do Instituto de Física de São Carlos. Em meu nome e em nome de minha família, muito obrigado a vocês”.

“Todos os dias a vida nos mostra quão finita e rápida ela é. No entanto, ela ao mesmo tempo se mostra continuamente mais importante e vibrante quando estamos rodeados de pessoas que contribuem  positivamente com a vivência e que acabam formando cada momento único e eterno. A todo o instante iremos cruzar com pessoas que nos tocaram tão internamente e de uma forma tão humana, que deixaram memórias marcantes, as quais nunca poderão ser apagadas. Às vezes, esses indivíduos são nossos amigos; às vezes, professores; às vezes familiares, tanto de sangue quanto de consideração. Mas, de vez em quando, eles são uma combinação inigualável  de cada uma dessas características. De vez em quando, eles são como o Prof. Ricardo. Tive a ilustre oportunidade de ter aula com ele no ano passado, embora já cruzasse por diversas vezes com ele nos corredores e laboratórios do Campus-2. Um período tão difícil e com tantas instabilidades como 2020 testou nossa humanidade com paixão a todo o momento e é nessa ocasião que a compreensão com o próximo se torna uma atitude heroísmo e de destaque. Sua inestimável dedicação e excelência no exercício da docência e da pesquisa fizeram com que cada uma das aulas ministradas fosse uma experiência incomparável. Peço licença para citar nosso Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire: ‘Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou sua construção’. O Prof. Ricardo sempre assumiu a posição, enquanto professor, de estimular exatamente o que coloca o educador brasileiro, provocando sempre o despertar da curiosidade e a busca constante de novas informações. Em nome de todos os alunos e da Comunidade do IFSC/USP (pausa) expresso o meu muito obrigado por tudo e a minha completa admiração (pausa) por ele ter sido esse exemplo de integridade e competência intelectual que estará para sempre na nossa memória e influenciará eternamente nossas vidas”.

Conectada a esta cerimônia esteve Cristiane, esposa do Prof. Ricardo De Marco, bastante emocionada.

 

Vencedores do “Prêmio Paulo Freire”

Melhores docentes

Curso de Licenciatura em Ciências Exatas

 

Profª Adriana do Carmo Bellotti (Alunos 2017)

Me sinto com a sensação de missão cumprida em ter ensinado a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Foi desafiadora para todos nós esta aprendizagem e sinto que este prêmio foi um reconhecimento pelo meu desempenho. Agradeço a todos vocês e desejo que a Língua Brasileira de Sinais seja cada vez mais difunmdida.

Faço votos para que a semente tenha sido plantada.

 

Profª Adriana do Carmo Bellotti (Alunos 2018)

Disciplina de Didática – “Nova surpresa em receber mais este prêmio.

De fato, amo o que faço e sempre busco fazer o meu melhor. Por isso, acho que consegui esse objetivo. Estarei sempre à disposição de vocês, meus alunos, para contribuir para a sua formação.

Muito obrigada por esta homenagem

 

Prof. Paulo Barbeitas Miranda (IFSC/USP) (Alunos 2019)

Agradeço imensamente aos alunos e estou muito comovido com este prêmio. O ano de 2020 foi muito desafiador para todos nós, mas enfrentamos esse período juntos. As turmas da Licenciatura me chamam muito a atenção porque os alunos são muito engajados. Talvez não seja digno de receber um prêmio com o nome de Paulo Freire.

Muito obrigado a todos vocês.

 

Prof. Otávio Thiemann (IFSC/USP) (Alunos 2020)

Agradeço profundamente a honra dessa distinção. Confesso que ensinar à distância é um processo muito difícil e por vezes eu me enrolei todo. Por isso peço desculpas e agradeço a paciência que vocês tiveram. Acho que a maior distinção cabe a vocês por terem escutado alguém falar de biologia de forma remota.

Agradeço humildemente este prêmio.

 

 

Vencedores

Prêmio “Horacio C. Panepucci”

 

Prof. Leonardo Maia (IFSC/USP) – (Alunos dos Cursos de Física Computacional e Física – 2017)

Queria poder dizer que foi uma satisfação ganhar este prêmio, mas não foi e vocês sabem porquê. Deviamos estar celebrando a vida e a civilização. Não tem como estarmos felizes na forma como estamos vivendo nos últimos tempos. Estamos de luto. Nosso País está passando pela maior catástrofe da sua história.

Precisamos interromper esse genocídio brasileiro intensificado agora.

 

 

Profª Solange Rezende (ICMC/USP) – (Alunos do Curso de Ciências Físicas e Biomoleculares – 2017)

Foi a primeira disciplina que ministrei para um curso do Instituto de Física, com 30 anos de USP. “Aprendizagem é experiência, tudo o resto é informação (Einstein)”. Agradeço este reconhecimento porque consegui exercitar a minha essência, mesmo neste cenário. Tenho certeza que promovi grandes transformações este ano, mas o certo é que eu fui muito transformada com essa turma. Foi com eles que aprendi esse ensino remoto. Só tenho que agradecer ter estado no IFSC e agradecer a cada um de vocês. Muito obrigada.

 

 

Prof. Éric Castro Andrade (IFSC/USP) – (Alunos do Curso de Física – 2018)

Fico muito feliz pelo reconhecimento, especialmente porque 2018 foi difícil, já que começamos em sistema presencial e depois tivemos que migrar para o sistema remoto e isso foi um desafio. Parabéns para vocês que não desistiram. A Física ajudou em certa medida a superar algumas dificuldades e a nos fazer esquecer um pouco o confinamento.

Muito obrigado a todos.

 

 

Prof. Thiago Alexandre Pardo (ICMC/USP) – (Alunos do Curso de Física Computacional – 2018)

Muito feliz por este reconhecimento. Em 15 anos de USP, foi a primeira vez que ministrei uma disciplina no IFSC e de fato foi muito bom e espero repetir mais vezes essa ou outras disciplinas. O ensino e o aprendizado é uma via de duas mãos: de um lado está o professor e do outro lado está o aluno. Esta homenagem que vocês estão me fazendo, eu preciso compartilhar com os meus alunos.

Agradeço imenso ao IFSC e a vocês por este reconhecimento.

 

Prof. Luiz Nunes de Oliveira (IFSC/USP) – (Alunos dos Cursos de Física Computacional e Física (2019), e Ciências Físicas e Biomoleculares (2018 e 2019)

Precisam ver a magnitude do trabalho que vocês estão fazendo aqui. Vocês estão dando continuidade a uma comemoração que dura há 14 anos. Das 42 Unidades da USP, só aqui no IFSC é que existem alunos que fazem este reconhecimento aos professores. Vocês estão mantendo a tradição e estão mantendo o entusiasmo. Esta foi a cerimônia mais tocante que vi até hoje.

Muito obrigado a todos vocês.

 

Profª Regilene Oliveira (ICMC/USP) – (Alunos do Curso de Física – 2020)

Me sinto muito honrada por receber este prêmio.Todos nós queremos ser reconhecidos pelo trabalho e este é o melhor, senão o maior reconhecimento que podemos receber – dos nossos alunos. Dar aula remota se tornou um verdadeiro desafio, mas mesmo no ensino remoto podemos ser facilitadores do aprendizado.

Muito obrigada por este reconhecimento.

 

 

Profª Miriam Manoel (ICMC/USP) – (Alunos do Curso de Física Computacional – 2020)

Fico com uma vontade enorme de falar montes de coisas aqui, principalmente da alegria que sinto em receber este prêmio.; Ao contrário do que possa parecer, adorei dar aulas remotas e foi impressionante sentir todo o grupo de alunos a cerca de 30 cm de mim. Essa sensação me deixou ainda mais próxima dos meus alunos. Ensinei e aprendi…

Recebi muita energia positiva de meus alunos, sempre dedicados e atenciosos. Muito obrigada a todos vocês

 

 

Prof. Alessandro Nascimento (IFSC/USP) – (Alunos do Curso de Ciências Físicas e Biomoleculares – 2020)

Confesso que estou muito feliz e emocionado com este prêmio, mas isso leva-me a pensar no seguinte: “Será que eu mereço?” Guardo no meu coração todas as experiências passadas com meus alunos, mesmo em tempos difícieis como aqueles que vivemos em 2020. Espero que os alunos ingressantes neste ano de 2021 consigam vivenciar todas as experiências de grupo, mesmo que sejam remotas. Vocês estão todos convidados para beber um café comigo assim que a situação da pandemia normalizar.

Muito obrigado.

 

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..