2 de maio de 2019

Tadas Pyragious fala sobre “A Voigt Effect 3d Vector Magnetometer”

O Dr. Tadas Pyragious, estudante de doutorado da Universidade de Nottingham, atuando no Grupo de Matterwave and Quantum Optics, foi o palestrante convidado em mais um seminário do Grupo de Óptica do IFSC/USP realizado no dia 02 de maio, subordinado ao tema “A Voigt Effect 3d Vector Magnetometer”

O palestrante começou por demonstrar e sublinhar que o magnetismo desempenha um papel fundamental na natureza, existindo em quase todos os domínios concebíveis do mundo físico, desde as estrelas e planetas até nossos cérebros e corações.

Alguns fenômenos magnéticos são fáceis de observar e medir, enquanto outros são muito pequenos e sutis, tornando-se quase impossível detetá-los. A evolução da magnetometria de precisão, utilizando a natureza quântica dos átomos, permitiu o acesso à compreensão de sinais no cérebro e no coração, além de ampliar as fronteiras do conhecimento das forças fundamentais da natureza.

Nesta palestra, Tadas descreveu um método para detetar dispersivamente todos os três componentes do vetor de um campo magnético externo, usando átomos alcalinos cobertos de radiofrequência, com base no efeito Voigt.

Para conseguir isso, mediu-se a birrefringência linear do meio atômico em radiofrequência, via homodonização por polarização. Isto dá origem a sinais de polarização modulados na primeira e segunda harmônicas da frequência de dressagem. Os componentes vetoriais do campo magnético externo são mapeados nas quadraturas desses harmônicos. Esse esquema tem uma geometria de feixe de eixo único simples, tornando-se vantajoso para sensores de campo magnético em miniatura.