27 de março de 2013

Seleção da equipe brasileira para a OIF – Olimpíada Internacional de Física

Decorre desde o dia 24 de março, no IFSC, a seleção da equipe que representará o Brasil na OIF – Olimpíada Internacional de Física, que ocorrerá este ano na cidade de Copenhagen, na Dinamarca, entre os dias 07 e 15 de julho, bem como a seleção da equipe que participará na Olimpíada Iberoamericana de Física.IPhO

As provas de seleção decorrerão até dia 27 de março e, durante esse período, os alunos serão submetidos a duas provas teóricas e duas avaliações experimentais, tendo como base o programa da OIF.

Aa avaliação teórica consistirá em duas provas com, no máximo, três questões, e duração de, no máximo, cinco horas, com utilização de fundamentos de Cálculo Diferencial / Integral e Geometria Analítica, enquanto que a avaliação experimental será constituída por duas provas experimentais distintas, com duração máxima de três horas.

O cronograma desta seletiva compreende, para os alunos, a Avaliação Teórica I, que se realizou ontem, dia 25 de março, a Avaliação Experimental I e II, que ocorre hoje, dia 26, e a Avaliação Teórica II, que se realizará no dia 27.

883179_314482522011530_1462681222_o

Quanto á programação estipulada para os professores, o dia 25 foi totalmente preenchido com discussões sobre a Avaliação Teórica I, enquanto hoje decorrem as discussões relativas á Avaliação Experimental. Por último, dia 27 de março será dedicado a discussões sobre a Avaliação Teórica II.

Por último, refira-se que os alunos que não forem selecionados para a OIF farão uma prova em 27 de julho próximo, nas coordenações estaduais, para a definição de quem representará nosso país na Olimpíada Iberoamericana de Física.