24 de janeiro de 2013

Prêmios Nobel no “Symposium Honoring Prof. Daniel Kleppner” (IFSC)

Irá decorrer no IFSC, entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, o Symposium Honoring Prof. Daniel Kleppner, onde, na ocasião, o pesquisador que dá o nome a este evento científico receberá o título de Professor Emérito do Instituto de Física de São Carlos, uma distinção que se refere à sua contribuição científica e trabalho dedicado ao Instituto.daniel_kleppner

O simpósio, que utilizará o idioma inglês como base das palestras e restantes trabalhos, contará com a presença de inúmeros pesquisadores convidados, entre eles cinco pesquisadores ganhadores do Prêmio Nobel, quatro deles na área de Física e um na área de Química: além dos dois físicos laureados em 2012 – Profs. Serge Haroche (França) e David Wineland (Estados Unidos) -, estarão presentes, também, os Prêmios Nobel da Física dos anos de 1997 – Prof. William Phillips (Estados Unidos) e 2001 – Prof. Eric Cornell (Estados Unidos), e, ainda, o Prêmio Nobel da Química do ano de 1986, Prof. Dudley Herschbach.

Além destes eminentes cientistas, outros ilustres nomes da física mundial estarão presentes neste evento, tais como: Alain Aspect e Michele Leduc, da França, Alexander Fetter, Martin Zwierlein, Winthrop Smith, Richard R. Freeman e Randall G. Hulet, todos oriundos dos Estados Unidos, Enio Arimondo, Giacomo Roati e Massimo Inguscio, da Itália, Kristian Helmerson e Peter Hannaford, da Austrália, Rainer Blatt, da Áustria, e Claudio Lenz Cesar, do Brasil.

FOTOSNOBELECONVIDADO3

Este importante evento científico e social tem como Chairs os Profs. Richard R. Freeman e William Phillips, ambos dos Estados Unidos, e o Prof. Dr. Vanderlei Bagnato, do IFSC-USP.

Quanto à Comissão Organizadora deste evento, ela é constituída pelos professores Daniel Varela Magalhães, Jarbas Caiado de Castro Neto, Kilvia Maire Farias, Sérgio Ricardo Muniz, Philippe W. Courteille, Tomaz Catunda e Gustavo D. Telles.

Daniel Kleppner – nascido 1932 – é Professor Emérito de Física do MIT e codiretor do Centro Harvard – MIT de Átomos Ultrafrios. Conquistou, em 2005, o Prêmio Wolf de Física, tendo-lhe sido atribuída a Medalha Frederic Ives, em 2007. Daniel Kleppner foi também agraciado com a Medalha Nacional de Ciência, em 2006.

Ainda se encontram abertas as inscrições para este evento.

Mais informações sobre este simpósio poderão ser obtidas no site oficial do evento (clique no link abaixo)

SYMPOSIUM HONORING PROF. DANIEL KLEPPNER