12 de julho de 2013

Nasce o novo CEPOF

endo como base principal a óptica e a medicina, o sucesso incontestável de terapias fotodinâmicas (que unem conhecimentos das duas áreas citadas) é atualmente comum em diversas partes do país graças aos esforços conjuntos de docentes que integram o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), programa financiado pela FAPESP*.cepof

Tendo como coordenador o docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Vanderlei Salvador Bagnato, o CEPOF é um dos 17 CEPIDs aprovados no país e conta, atualmente, com 12 pesquisadores efetivos de diversas Universidades. “Este CEPOF é novo, ou seja, é um novo projeto e não uma continuidade do anterior”, esclarece Vanderlei, referindo-se ao primeiro CEPOF coordenado por ele entre 2000 e 2012, quando o CEPID foi lançado: “No CEPOF 2013 temos novos pesquisadores e, inclusive, pesquisadores jovens que acabaram de ingressar no quadro das universidades que se encontram envolvidas”.

No que diz respeito às pesquisas do novo CEPOF, um dos destaques vai para os estudos de física atômica e molecular, “carro chefe” do Centro, que focaliza o estudo de fluidos quânticos e os condensados de Bose-Einstein: “Somos o único grupo experimental da América Latina que trabalha com isso, portanto temos, realmente, que dar nossa contribuição nessa área”, diz Vanderlei.

Outro destaque vai para a linha de pesquisa em biofotônica, com foco em alguns fundamentos da interação luz/matéria, além da parte prática com ensaios clínicos, nos quais se incluem aqueles realizados no Centro de Fototerapia e Fotodiagnóstico, recém-inaugurado no “Hospital Amaral Carvalho” (Jaú-SP), destinado a pacientes com câncer de pele em estágio inicial e que realizam o tratamento gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Finalmente, a linha de pesquisa relacionada à plasmônica*, ficará sob a coordenação docepof400 docente do IFSC, Euclydes Marega Jr., da qual docentes da EESC/USP** também farão parte.

De acordo com Vanderlei, um ponto importante no CEPOF refere-se à inovação tecnológica. A sede do CEPOF – localizada no campus II da USP São Carlos – terá um espaço apropriado para reuniões com empresários: “Hoje em dia, realizamos muito projetos para empresas, mas não com a participação direta das mesmas. O que eu quero no CEPOF é que as empresas estejam presentes e colaborando, inclusive, com parte das despesas do Centro”, conta o docente.

Ele afirma também, que no CEPOF anterior diversas metas foram atingidas e os resultados são visíveis e de benefício direto à sociedade. Dentre os exemplos, Vanderlei cita a implantação de terapias de combate ao câncer e tratamentos na área odontológica realizados em parceria com universidades estaduais: “A Unesp de Araraquara está completamente envolvida em trabalhos de controle microbiológico com técnicas de terapia fotodinâmica que o CEPOF ajudou a implementar, e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto [FMRP/USP] realizou muitas cirurgias experimentais utilizando-se de técnicas desenvolvidas no CEPOF. Realizamos um trabalho com o grupo de transplante de fígado que foi destaque da revista Liver Transplantation“, relembra.

Com um passado tão promissor, o futuro do CEPOF não será diferente. Nos novos planos estão incluídos o lançamento de terapias para onicomicose (micose de unha) e o tratamento de infecções infantis de garganta sem o uso de antibióticos, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Em pesquisa básica, as perspectivas voltam-se aos experimentos com fluidos quânticos e nanoestruturas.

O prazo de duração do atual CEPID é de 11 anos, mas as expectativas são grandes e, nas palavras do próprio Vanderlei, “a intenção é que os estudos realizados deem uma personalidade especial à pesquisa realizada nessas áreas na cidade de São Carlos”.

*área que estuda os efeitos básicos da interação luz/matéria

**Escola de Engenharia de São Carlos