22 de julho de 2013

Começou a EFC – Escola de Física Contemporânea

Iniciou-se no último domingo, 21 de junho, no IFSC – Instituto de Física de São Carlos, a quarta edição da EFC – Escola de Física Contemporânea, um evento organizado anualmente pelo Instituto e que reúne, este ano, trinta alunos dos mais variados pontos do Brasil.Physics

Essencialmente voltada para estudantes do ensino médio das escolas públicas e particulares do país, os principais focos desta iniciativa são mostrar a importância da ciência na geração de conhecimento e tecnologia, apresentar aos participantes grupos de pesquisa de ponta no país e, sobretudo, dar uma formação complementar de Física Moderna, trazendo a oportunidade para os alunos praticarem Física nos laboratórios de ensino e pesquisa do IFSC, além de atrair estudantes talentosos efc2para as áreas relacionadas à Física, mostrando aos participantes a importância que essa área de conhecimento e o IFSC tiveram – e ainda têm – no contexto econômico e cultural do país. Independentemente da carreira profissional que os alunos irão escolher, a intenção é que os participantes tenham uma visão positiva da Física e da Ciência, de um modo geral.

efc3A abertura desta EFC começou com a recepção aos alunos inscritos, que vieram acompanhados por seus pais e encarregados de educação, ao que se seguiu uma reunião alargada, com a participação dos coordenadores da EFC, Profs. Gregório Faria e Sérgio Muniz, que transmitiram não só a programação deste evento que decorrerá, ininterruptamente, até dia 27 de julho, como também os conceitos da Escola e suas regras: na circunstância, foi apresentada toda a equipe que, durante uma semana, cuidará dos alunos e os acompanhará nas suas mais variadas atividades, inclusive nas deslocações e estadas dos jovens estudantes nos hotéis da cidade.

Coube ao Diretor do IFSC, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes – que é igualmente coordenador do evento – dar as boas-vindas oficiais em nome do IFSC, tendo aproveitado o momento para, de uma forma descontraída, apelar aos alunos que aproveitem o máximo esta Escola – que pertence ao projeto de extensão da unidade –, tendo alertado que eles efc4estarão completamente imersos nas diversas atividades que decorrerão ao longo de sete dias. Antonio Carlos Hernandes sublinhou que o IFSC acredita profundamente na necessidade do país ter jovens talentosos ao serviço da ciência nacional, daí a justificativa desta EFC e na seleção dos melhores alunos para participarem deste evento.

O Diretor do IFSC fez questão de enaltecer a imagem do IFSC como uma das principais instituições de ensino superior do país dedicada à Física, bem como sua vocação, que é, entre outras vertentes, formar líderes que façam a diferença.

Numa mensagem muito direta aos jovens estudantes e a seus pais, Hernandes afirmou que não basta querer estudar e ser bom em determinada área: para o Diretor do IFSC, o aluno tem que ter paixão por aquilo que faz e é isso mesmo que a EFC propõe. Contudo, se não tiver paixão, o tempo não será desperdiçado: No final desta Escola de Física Contemporânea, alguns de vocês até podem chegar à conclusão que, de fato, não querem seguir a Física, que não é isso que vocês querem. Muito bem: mas, pelo menos, nós contribuímos para essa sua decisão e isso é importante. Mas, mais importante é termos consciência que o país precisa de novos talentos, de novos líderes, de novas formas de pensamento e crítica, visando a transformação social e a excelência nacional, pontuou Hernandes.

efc1

Após esta reunião alargada, os alunos iniciaram imediatamente as atividades, enquanto os pais participaram de uma reunião com o Diretor do IFSC, ao que se seguiu uma visita às instalações do Instituto.

Equipe EFC:

Secretária: Mariana Rodrigues;

Monitores: Cora Castelo Branco (estudante de mestrado), Jaciara Cássia (estudante de doutorado, Douglas Coutinho (estudante de doutorado), Marcio Cobo (estudante de doutorado), Thiago Amaral (estudante de doutorado).

Técnicos de Laboratório: Antenor Petrilli, Ércio Santoni, Marcos Semenzato, Daniele Santini Jacinto.

Para conferir a programação completa da EFC, clique AQUI