20 de setembro de 2013

Navegação e sincronização ótimas em redes complexas

No âmbito do programa Colloquium Diei, decorreu no dia 20 de setembro, às 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, a palestra Navegação e sincronização ótimas em redes complexas, com o Prof. José Soares de Andrade Jr., do Instituto de Física (UFC).

No início de sua palestra, o docente comentou sobre a malha de transporte, onde IMG_1326se sabe que, em sistemas desordenados, este é tipicamente dominado por um conjunto pequeno de canais preferenciais. O professor também propôs estratégias visando o design ótimo de redes complexas de transporte, bem como as redes investigadas, que são construídas a partir de malhas regulares bidimensionais, sobre as quais adicionam conexões de longo-alcance com certa probabilidade que depende da distância entre os sítios conectados.

Andrade também explicou que, ao introduzir uma limitação de custo associada ao comprimento total de ligações extras, foi possível encontrar a forma funcional da probabilidade que otimiza o processo de transporte.

Já na segunda parte de sua apresentação, Andrade introduziu o conceito e a técnica de geração de rolamentos sincronizados. Tais sistemas mecânicos, quando perturbados, relaxam para um estado estacionário sincronizado e não-dissipativo, sendo, portanto identificados como realizações físicas de redes complexas de osciladores.

Minutos antes de encerrar sua palestra, o docente mostrou que a sincronização do conjunto de rolamentos pode ser maximizada por meio do balanço adequado entre o número de contatos e a inércia de cada um dos elementos através de uma dada relação constitutiva massa-raio.