17 de julho de 2014

“Industrial Physics Forum – 2014” aproxima universidades das empresas

Realiza-se entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro, na UNICAMP, o Industrial Physics Forum 2014, um evento promovido pelo American Institute of Physics (AIP) e o International Centre for Theoretical Physics (ICTP), em colaboração com a FAPESP e o South American Institute for Fundamental Research (SAIFR), um evento que dará sequência ao bem sucedido Industrial Physics Forum realizado em abril de 2012, na sede do ICTP, em Trieste, Itália.

Este fórum, cujo tema é Industrial Physics in Emerging Economies II, dará enfoque a um conjunto de temas técnicos e políticos estreitamente relacionados com o desenvolvimento científico e econômico no Brasil e em toda a América Latina, tendo o objetivo de ampliar o impacto regional da pesquisa básica e aplicada, fomentando a aproximação entre cientistas, indústria e as necessidades da sociedade como uma estratégia fundamental para o avanço tecnológico sustentável.

Com uma ampla logo-ipf-201-175e variada programação, este evento tem um importante significado para o nosso Instituto, já que o IFSC-USP é a única unidade de ensino e de pesquisa do Brasil a fazer-se representar ao mais alto nível, através de três pesquisadores e docentes que atuam de formas diversas nos temas que serão abordados e que se destacam nas suas respectivas áreas de atuação: assim, este Fórum contará com as presenças dos Profs. Tito Bonagamba (Diretor do IFSC-USP), Vanderlei Bagnato, e Jarbas de Castro Neto. A este seleto lote de acadêmicos de nosso Instituto se juntarão outras duas personalidades nacionais – Silvio Crestana (Embrapa) e José Fernando Perez (Biopharma Recepta) -, todos eles inseridos num vasto grupo de outras personalidades de renome internacional, oriundas dos meios acadêmico e empresarial, como são os casos de Eric Cornell (Prêmio Nobel da Física – 2001), Austin Boyd (Schlumberger), William Colglazier (U.S. State Department), Claudius Feger e Tom Theis (IBM), Amy Prieto (Colorado State University – USA), Simarjeet Sain (ECE at Waterloo), Harmeet Sing (TEJAS Networks), Darlene Solomon (Agilent Technologies) e Caroline Taylor (University of California, Berkeley – USA).

Um conjunto de temas técnicos abordará a manufatura avançada, energia, comunicações, óptica e saúde, com espaço ainda para a já popular palestra “Fronteiras da Física”, com a participação de renomados pesquisadores que estão realizando contribuições científicas inovadoras. Como parte deste evento, será oferecido um minicurso nos dias 02 e 03 de outubro sobre empreendedorismo para cientistas, voltado ao público científico em geral, incluindo jovens pesquisadores, pós-doutores e estudantes.

Para acessar o formulário de inscrição, clique AQUI:

Uma vez no site, algumas instruções irão guiar o candidato passo-a-passo, sobre como preencher e enviar o formulário de candidatura.

Para mais informações, consulte o SITE DO ICTP