18 de novembro de 2019

Na UFSCar: O Eclipse de 1919 e a “canonização” de Einstein

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFSCar (PPGF/UFSCar) realiza no próximo dia 21 do corrente mês, pelas 16h00, na sala de Seminários “Swieca Nova”, o colóquio subordinado ao tema O Eclipse de 1919 e a “canonização” de Einstein, com o palestrante Prof. Dr. Nelson Studart (UFABC e UFSCar)

Nesta década em que dois eventos singulares – a detecção das ondas gravitacionais e a imagem de um buraco negro  cultuam a memória e a genialidade de Albert Einstein, há 100 anos, em 29 de maio de 1919, durante um eclipse solar, medidas astronômicas feitas em Sobral indicaram uma deflexão da luz pelo campo gravitacional do Sol (luz tem peso!) de acordo com o valor previsto pela teoria da relatividade geral.

Por meio de um paralelismo, devido a Abraham Pais, entre a predição, os eventos ocorridos e aqueles próprios de um processo de “canonização”, finalizado em 6 de novembro do mesmo ano, o palestrante pretende abordar as evidências e fatos, bem como a participação relevante de cientistas na condução do processo que tornou Einstein aclamado pela mídia e um ‘Santo’ venerado pelo público em geral.