13 de maio de 2014

Docente do IFSC-USP participa de homenagem ao Prof. Daniel Kleppner

Numa cerimônia festiva, mas solene, realizada no dia 26 de abril último, no Instituto Benjamin Franklin, na Filadélfia (EUA), o Professor Honorário do IFSC-USP, Daniel Kleppner, foi agraciado com a Medalha de Honra daquele instituto norte-americano, uma das mais prestigiadas honrarias que um cientista pode receber nos Estados Unidos, um acontecimento que tivemos oportunidade de abordar anteriormente neste site.MEDALHAFRANKLIN300

A cerimônia contou com cerca de duzentas personalidades convidadas, na maioria cientistas, tendo estado presente, dentre elas, o docente e pesquisador do IFSC-USP, Prof. Vanderlei Bagnato.

A Medalha Benjamin Franklin foi outorgada a Daniel Kleppner pelas suas importantes contribuições na área da física, especialmente no desenvolvimento de relógios atômicos, fato que proporcionou um avanço significativo na modernização e sistemática utilização do sistema GPS.

Com uma trajetória impressionante nas ciências físicas, o Prof. Kleppner é atualmente um dos cientistas mais respeitados do mundo, sendo considerado o “pai de diversos Prêmios Nobel”, já que oito de seus alunos e colaboradores foram já agraciados com essa importante distinção em temas nos quais o cientista sempre teve uma grande influência.

Para Vanderlei Bagnato, a outorga da Medalha Benjamin Franklin ao Prof. Kleppner é um motivo de orgulho e de honra para todos os docentes e pesquisadores que atuam no Instituto de Física de São Carlos, e igualmente para a própria Universidade de São Paulo, já que o cientista é uma pessoa extraordinariamente querida dentro de toda a estrutura acadêmica.

Recordamos que a Medalha Benjamin Franklin foi igualmente atribuída a outros importantes nomes da física mundial, como, por exemplo, H. A. Lorentz, Niels Bohr, W. C. Rontgen Ernest Rutherford, Theodore Lyman , Wolfgang Pauli, Arthur Schawlow, Charles Townes e Marie Curie, dentre outros.

Na foto, da esquerda para a direita, os Professores William Phillips (igualmente Professor Honorário do IFSC-USP), Daniel Kleppner e Vanderlei Bagnato.

(Com informações de Kleber Chicrala – jornalista – CEPOF/INOF)