12 de dezembro de 2016

Programa ‘1Dia’ é representado em conferência internacional

Em 2015, o programa Universitário Por Um Dia (1Dia) conquistou o PREMIO_2502º lugar como melhor projeto da USP desenvolvido na área de ciências exatas, numa premiação promovida no âmbito do 5º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão. Em razão desse destaque, a organização do projeto foi convidada a representá-lo na University Social Responsibility Summit 2016, um encontro que se realizou entre os dias 4 e 5 de novembro, na Universidade de Pequim (China), tendo reunido 16 estudantes que desenvolvem importantes projetos em universidades sediadas nos seguintes países: Brasil, Estados Unidos, Japão, Israel, China, Reino Unido, África do Sul, Coréia do Sul, Paquistão e Brunei.

Institucionalizado oficialmente no IFSC/USP em 2011, o programa Universitário Por Um Dia existe desde 2001, trazendo alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas ao Instituto, onde assistem a descontraídas apresentações de experimentos sobre física, e visitam a infraestrutura da Unidade e da USP, vivenciando a rotina de um estudante uspiano.

“Na abertura do evento eu fiquei emocionada, porque foi dito que, se estávamos ali, era porque nossos projetos, de alguma forma, estavam mudando o mundo. Isso me deixou bem contente”, confessa Letícia Pradella, aluna do curso interunidades de licenciatura em ciências exatas do campus USP São Carlos e monitora do projeto, que o representou no país asiático.

Assim como seus 15 colegas estrangeiros, Letícia teve cinco minutos para falar sobre o 1Dia à platéia composta por cerca de 80 espectadores, entre os quais estavam docentes e alunos da própria Universidade de Pequim. Nesse tempo curto, a aluna apresentou a dinâmica e os resultados do programa, tendo enfatizado a importância do projeto para ela própria: “Como faço licenciatura, estou me preparando para lidar com alunos do ensino médio, e, através do Universitário Por Um Dia, entro em contato com esse público constantemente”.

O primeiro dia de Letícia no evento encerrou-se com a visita a uma fazenda de produção orgânica. No dia 5, que foi dedicado aos docentes das universidades participantes, o Prof. Dr. Marcelo Romero, Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, representou a Universidade, tendo discursado a respeito das atividades de cultura e extensão da USP.

Além de Letícia, que é bolsista do 1Dia desde março de 2015, outra aluna da USP foi selecionada para participar do congresso, onde apresentou um projeto envolvendo o ensino de latim a crianças carentes. Dos 16 trabalhos apresentados, apenas dois estavam diretamente ligados à área de ciências exatas: o 1Dia e uma segunda iniciativa que envolvia o aprimoramento de energia elétrica.

FOTO_1_500

Herbert Alexandre João, coordenador do 1Dia, e Letícia

Letícia iniciou o curso de licenciatura em 2014, mas a decisão em se habilitar na área de física veio através do próprio projeto do IFSC/USP, no qual descobriu sua paixão para ensinar física.

Para ela, tanto o prêmio recebido em 2015 quanto a participação no congresso reforçam a importância da licenciatura e de trazer os alunos do ensino médio à Universidade. “Com o Universitário Por Um Dia, conscientizamos os alunos do ensino médio de que a USP é um espaço público. E ter saído do Brasil para mostrar esse papel que temos desenvolvido foi muito legal, porque as pessoas se inspiraram em nossa iniciativa”, destaca ela, que, durante a viagem, pôde perceber com mais clareza a importância do projeto 1Dia e de se puder oferecer ensino superior público – algo que não existe em muitos países.